Pesquisadores desvendam mistério da obra "Salvator Mundi", de Da Vinci

09/01/2020 10h06


Fonte Revista Galileu

Cientistas da Universidade da Califórnia em Irvine, nos Estados Unidos, desvendaram um dos enigmas mais emblemáticos da história de Leonardo da Vinci: por que a esfera de vidro na pintura Salvator Mundi não mostra sinais de refração e reflexo de luz?

De acordo com a pesquisa, a resposta é que, no quadro, Jesus está segurando uma esfera oca em vez de sólida, hipótese já discutida por historiadores da arte. Na imagem, as dúvidas são geradas pelas vestes de Cristo mostradas atrás da esfera, que não são distorcidas ou ampliadas. Outra referência são as três manchas brancas pintadas na superfície.

Imagem: Reprodução/ArXiv.orgEsfera sólida (esquerda), esfera oca (direita) (Imagem:Reprodução/ArXiv.org)Esfera sólida (esquerda), esfera oca (direita) 

Para chegar ao resultado, a equipe usou uma técnica de computação gráfica conhecida como renderização inversa, na qual os detalhes de uma cena bidimensional são transformados em tridimensionais. Além da ferramenta de simulação de luz, foi usado o Maya, um software de modelagem e animação em 3D.

O artigo afirma que, se o globo fosse uma massa sólida, agiria como uma lente convexa, invertendo e ampliando qualquer coisa por trás dele, o que não ocorre em Salvator Mundi. “Uma esfera oca não causa tal distorção. Essa análise sugere que Leonardo entendeu essas propriedades óticas das esferas ocas e como evitar distorções óticas na renderização das dobras da túnica do sujeito", observa o artigo, publicado no periódico científico arXiv.org.

A pintura, datada de cerca de 1500 d.C., foi vendida por US$ 450 milhões em 2017, tornando-se a mais cara do mundo.

Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura