Peça "A vida é o que é" será apresentada no Laboratório de Artes da Uespi

28/06/2023 14h48


Fonte cidadeverde.com


O espetáculo "A vida é o que é", que conta a história de Francisco e seu alter ego "Anjo", é a atração do Projeto Sexta Cultural desta semana. O espetáculo será apresentado na próxima sexta-feira (30), às 18h, no Laboratório de Artes Torquato Neto, localizado no Campus Pirajá da Universidade Estadual do Piauí.

O texto do espetáculo é de Luciano Melo, que também produz e dirige o espetáculo. Francisco é, ainda, o protagonista da peça - ele vive Francisco. Luciano divide o palco com João Pedro Veloso, que dá vida ao personagem Anjo.

Ao longo de toda a peça, Francisco dialoga com o Anjo sobre suas experiências na infância: seu nascimento sem um pai, as vivências com sua mãe, relações com os colegas de rua e escola, suas paixões por plantas, o rio, contos de fada, São Francisco, as pequenas alegrias, suas experiências na escola, além de suas descobertas existenciais.

Em meio às memórias de Francisco, a plateia pode mergulhar também em suas recordações ou experiências presentes. O espetáculo, com muita delicadeza e sensibilidade, envolve os espectadores pela narrativa tocante acerca da infância de Francisco como também pelas canções. As doze cantigas da peça pontuam as experiências deste menino como também sua relação afável e inefável com o Anjo, além de trazer encantamento e poesia para o espetáculo.

Os elementos cênicos contribuem com a narrativa: o vestido da mãe, a imagem de São Francisco além das estantes em madeira que reservam uma surpresa desvelada no final da peça. Em meio a esses objetos, uma mesa de madeira que se transforma a cada cena: ora numa grande poltrona, ora num caixão, ora numa roda-gigante, ora na margem do rio.

A peça toca em temas sensíveis e complexos: vida, morte, alter ego, natureza, resiliência, bullying, poesia, família, homoafetividade, espiritualidade, memória, machismo, alegria, política, intuição, autenticidade... A cada nova apresentação o público partilha novas leituras sobre a história de Francisco.

Confira as últimas notícias sobre Cultura: florianonews.com/cultura
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews