Paulo Vanzolini, compositor morto há dez anos, tem obra revitalizada em telas de graffiti

14/04/2023 15h42


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoPintura em graffiti de Obrene(Imagem:Divulgação)Pintura em graffiti de Obrene

Cronista musical de São Paulo (SP), o compositor paulista Paulo Vanzolini (25 de abril de 1924 – 28 de abril de 2013) perfilou personagens, dores e pontos boêmios da cidade em sambas que retrataram a alma efervescente do povo de Sampa.

Identificado na música brasileira sobretudo pela autoria do samba-canção Ronda (1953) e do samba Volta por cima (1962), Vanzolini morreu há dez anos, três dias após completar 89 anos.

Para lembrar a primeira década sem a presença física do compositor do samba Praça Clóvis (1967), As Fábricas de Cultura da zona leste de São Paulo (SP), de São Bernardo do Campo (SP) e de Santos (SP) estão realizando ciclo de homenagens a Vanzolini ao longo deste mês de abril de 2023.

A programação, que se estenderá até o fim de maio, abarca shows, seminários, a exibição do documentário Um homem de moral (2009) e exposição com telas de graffiti criadas por artistas visuais com inspiração em músicas de Vanzolini.

Com a reunião de obras de oito grafiteiros, a exposição Graffiti em tela – Homenagem ao sambista Paulo Vanzolini será aberta às 19h de hoje, 14 de abril, no Circolo Italiano San Paolo, onde ficará em cartaz até 31 de maio com entrada gratuita.

Se o grafiteiro P.P Silva criou pintura a partir da música Na boca da noite (1967), parceria de Vanzolini com Toquinho, o grafiteiro Art Vida fez grafitti a partir de Samba erudito (1967) enquanto Obrene retratou o próprio Vanzolini com inspiração em Cuitelinho, tema tradicional adaptado e revitalizado em 1974 pelo compositor.

A mostra expõe telas dos grafiteiros Banguone (a partir do samba Volta por cima), Pandora (criação com inspiração em Capoeira do Arnaldo, tema de 1967), Sow84 (tela com base em Ronda) e Kadu Credo (pintura que retrata Praça Clóvis). Há ainda retrato de Paulo Vanzolini no traço do grafiteiro Melancia.

Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura