Orquestra Filarmônica de Minas Gerais concorre ao Grammy Latino com prêmio de melhor álbum de música

19/11/2020 18h39


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoA orquestra contou com a participação da pianista Sônia Rubinsky. O disco foi gravado no ano passado, na Sala Minas Gerais, que é a sede da orquestra.(Imagem:Reprodução)
 A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais está concorrendo ao Grammy Latino na categoria "melhor álbum de música clássica" de 2020. O disco apresenta três obras do compositor brasileiro Almeida Prado, que morreu há dez anos.

A orquestra foi fundada há 12 anos e rapidamente se destacou no cenário da música erudita. Tem no currículo nove álbuns gravados, além de prêmios importantes, como da Associação Paulista de Críticos de Arte. E mesmo antes do resultado, já tem motivos pra comemorar: é o único trabalho de uma orquestra brasileira indicado ao Grammy Latino 2020.

"A musica clássica no Brasil ainda tem uma certa limitação de penetração, seja na própria sociedade brasileira e muito mais na esfera internacional. Então, este trabalho que vem sendo realizado há mais de uma década em Minas Gerais posiciona o estado e cria essa visibilidade incrível na esfera internacional", diz o maestro Fabio Mechetti, que faz a regência da orquestra.

A orquestra contou com a participação da pianista Sônia Rubinsky. O disco foi gravado no ano passado, na Sala Minas Gerais, que é a sede da orquestra.