Navio-patrulha atracado no Porto Piauà recebe apresentação de bailarinos do Sesc Caixeiral
15/12/2025 09h27Fonte Governo do PiauÃ
O navio-patrulha Bracuí, atracado no cais da Companhia Porto Piauí, foi palco de uma apresentação de ballet dos alunos do Sesc Caixeral, de Parnaíba. O elenco apresentou “O Lago dos Guarás”, uma releitura Piauiense do clássico de Tchaikovski.A apresentação ocorreu durante a visitação ao navio-patrulha, realizada neste final de semana no cais multipropósito da Companha Porto Piauí. O evento foi realizado pela Marinha do Brasil, em comemoração ao Dia do Marinheiro, em 13 de dezembro.
Imagem: Divulgação
Alunos de ballet clássico apresentaram "O Lago dos Guarás", uma versão regional do clássico de Tchaikovski, com aves da fauna piauiense.
Alunos de ballet clássico apresentaram "O Lago dos Guarás", uma versão regional do clássico de Tchaikovski, com aves da fauna piauiense.O grupo de ballet da escola Sesc Caixeiral apresentou uma versão regional de “O Lago dos Cisnes”, em que os cisnes foram substituídos pelos guarás, as aves de penas vermelhas que povoam o Delta do Rio Parnaíba.
17 bailarinos e bailarinas compuseram o elenco e o balé foi executado na popa do navio-patrulha Bracuí, para uma plateia de visitantes e marinheiros. Um palco onde a bailarina Lara Linhares jamais esperou se apresentar.
Imagem: Divulgação

“Foi bem diferente, uma experiência única! Agradecemos muito à Marinha, por nos convidar a participar desse momento. E foi muito especial porque trouxemos um pouco da nossa regionalidade, com os guarás”, comentou a bailarina Lara Linhares.
Para o professor da turma, Nario França, o ballet clássico e a Marinha do Brasil têm em comum o apreço pela precisão em cada movimento e a atenção aos mínimos detalhes.
Imagem: Divulgação

“Com o ballet, a gente traz a arte e essa delicadeza que também tem muita força, muita energia. Assim como a Marinha do Brasil, que tem essa toda essa força mas, também, a delicadeza de abrir as portas para a comunidade, de nos receber tão bem. Acredito que essa união deixa tudo mais belo”, comentou o professor Nario França.
O navio-patrulha Bracuí tem 47 metros de comprimento e 10 metros de largura. Ele é empregado em operações de patrulha naval, inspeção naval, controle do tráfego aquaviário, busca e salvamento.
Imagem: Divulgação

O Bracuí ficou aberto para visitação da população nos dias 13 e 14 de dezembro, enquanto esteve atracado no cais da Companhia Porto Piauí. O evento foi realizado em virtude do Dia do Marinheiro, data em que é celebrado no dia do nascimento de Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil.












