Museu que homenageia escritores e expressões típicas do Piauí é inaugurado em Amarante

29/03/2022 10h34


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/Governo do PiauíMuseu que homenageia escritores piauienses é inaugurado em Amarante.(Imagem:Divulgação/Governo do Piauí)Museu que homenageia escritores piauienses é inaugurado em Amarante.

Um museu dedicado à escrita e ao linguajar piauiense abriu as portas nesse domingo (27), em Amarante, no Norte do estado. O acervo homenageia poetas e historiadores como Da Costa e Silva e Odilon Nunes, e exibe manifestações literárias de povos negros e indígenas.

Localizado na antiga Casa de Odilon Nunes, em frente à Praça da Bandeira, no Centro de Amarante, o Museu das Letras do Piauí funciona todos os dias.
Imagem: Divulgação/Governo do Piauí  Museu das Letras do Piauí foi inaugurado nesse domingo (27).(Imagem:Divulgação/Governo do Piauí ) Museu das Letras do Piauí foi inaugurado nesse domingo (27).

O ambiente reúne salas com obras de diversos artistas, entre eles o indígena Mandu Ladino e o acadêmico Anfrísio Castelo Branco, além de objetos que pertenciam ao poeta Da Costa e Silva e de uma representação do quarto completo do escritor Odilon Nunes. Também há espaços que destacam o trabalho de vaqueiros piauienses e retratam o ciclo do couro.
Imagem: Divulgação/Governo do Piauí  Museu exibe representação de quarto do escritor e historiador piauiense Odilon Nunes.(Imagem:Divulgação/Governo do Piauí ) Museu exibe representação de quarto do escritor e historiador piauiense Odilon Nunes.

“Para montar todo esse acervo foi desenvolvido um trabalho que se estendeu por sete meses e tivemos o suporte de um conselho curador, formado por representantes da Universidade Federal do Piauí, da Universidade Estadual do Piauí, da Fundação Dom Quixote e de outros segmentos da literatura”, disse Paulo Vasconcelos, curador do museu.
Imagem: Divulgação/Governo do Piauí  Objetos do poeta Da Costa e Silva constroem acervo do Museu das Letras do Piauí.(Imagem:Divulgação/Governo do Piauí ) Objetos do poeta Da Costa e Silva constroem acervo do Museu das Letras do Piauí.

A solenidade de inauguração do museu aconteceu na manhã de domingo (27) e contou com a presença do secretário de Cultura, Fábio Novo (PT) e da vice-governadora Regina Sousa (PT).

“Aqui temos o piauiês, uma linguagem própria e única da nossa terra. O que tem de melhor da expressão da literatura piauiense e os nossos grandes escritores podem ser encontrados no museu”, disse o secretário.

Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: museu, piau?, odilon