Museu que homenageia escritores e expressões tÃpicas do Piauà é inaugurado em Amarante
29/03/2022 10h34Fonte G1 PI
Imagem: Divulgação/Governo do Piauí
Museu que homenageia escritores piauienses é inaugurado em Amarante.
Museu que homenageia escritores piauienses é inaugurado em Amarante.Um museu dedicado à escrita e ao linguajar piauiense abriu as portas nesse domingo (27), em Amarante, no Norte do estado. O acervo homenageia poetas e historiadores como Da Costa e Silva e Odilon Nunes, e exibe manifestações literárias de povos negros e indígenas.
Localizado na antiga Casa de Odilon Nunes, em frente à Praça da Bandeira, no Centro de Amarante, o Museu das Letras do Piauí funciona todos os dias.
Imagem: Divulgação/Governo do Piauí
Museu das Letras do Piauí foi inaugurado nesse domingo (27).
Museu das Letras do Piauí foi inaugurado nesse domingo (27).O ambiente reúne salas com obras de diversos artistas, entre eles o indígena Mandu Ladino e o acadêmico Anfrísio Castelo Branco, além de objetos que pertenciam ao poeta Da Costa e Silva e de uma representação do quarto completo do escritor Odilon Nunes. Também há espaços que destacam o trabalho de vaqueiros piauienses e retratam o ciclo do couro.
Imagem: Divulgação/Governo do Piauí
Museu exibe representação de quarto do escritor e historiador piauiense Odilon Nunes.
Museu exibe representação de quarto do escritor e historiador piauiense Odilon Nunes.“Para montar todo esse acervo foi desenvolvido um trabalho que se estendeu por sete meses e tivemos o suporte de um conselho curador, formado por representantes da Universidade Federal do Piauí, da Universidade Estadual do Piauí, da Fundação Dom Quixote e de outros segmentos da literatura”, disse Paulo Vasconcelos, curador do museu.
Imagem: Divulgação/Governo do Piauí
Objetos do poeta Da Costa e Silva constroem acervo do Museu das Letras do Piauí.
Objetos do poeta Da Costa e Silva constroem acervo do Museu das Letras do Piauí.A solenidade de inauguração do museu aconteceu na manhã de domingo (27) e contou com a presença do secretário de Cultura, Fábio Novo (PT) e da vice-governadora Regina Sousa (PT).
“Aqui temos o piauiês, uma linguagem própria e única da nossa terra. O que tem de melhor da expressão da literatura piauiense e os nossos grandes escritores podem ser encontrados no museu”, disse o secretário.
Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura












