Museu do Piauí oferece exposições e oficinas gratuitas a partir desta quarta (18) em Teresina

19/05/2022 12h44


Fonte G1 PI

O Museu do Piauí, localizado no Centro de Teresina, oferece exposições e oficinas gratuitas durante a 20ª Semana Nacional dos Museus, que inicia nesta quarta-feira (18), em alusão ao Dia Internacional dos Museus (confira a programação completa ao fim da reportagem).

O evento, realizado com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), tem como tema “O Poder dos Museus” e busca dar visibilidade ao potencial transformador da arte, capaz até mesmo de criar e controlar padrões e estimular comportamentos.

"Trazemos o passado e o presente como forma de atrair o público, mostrando que o museu é uma instituição que representa a contemporaneidade, o hoje. Conhecer o passado é uma forma de entender o presente e planejar o futuro",
comentou a coordenadora do Museu do Piauí, Dora Medeiros.

Entre as exposições, está “Novo Amanhecer” da artista piauiense Dalva Santana, que reúne 22 telas criadas entre 2017 e 2021. A exibição fica disponível até o dia 10 de junho.

“Cada quadro possui seu diferencial, onde Dalva nos convida, através da sua arte, à imersão no universo marcado por relações de afeto, pela presença da dança, da música e da cultura em suas mais diversas manifestações”, completou a coordenadora.

A 20ª Semana Nacional de Museus é realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

O Museu do Piauí fica na Rua Areolino de Abreu, número 900 e funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos sábados e domingos, das 8h às 12h. O local possui 16 salas temáticas e um acervo de quase 7 mil peças.

Confira a programação completa


Quarta-feira (18)
  • 15h - Lançamento do Projeto “Rádio Museu: A Música em sua Essência”, em que janelas do prédio ecoarão músicas de época. Coordenação: professor do Educativo do Museu do Piauí, James Wagner;

Sexta-feira (20)
  • Oficina - Culminância da oficina de Papietagem – “O Museu em Forma de Arte” - Mediadora: arte-reabilitadora, arte-educadora e artista plástica Manu Sato;

Terça-feira (24)
  • Imersão estética em artista estadunidense Jacson Pollock

Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: museu, arte, cultura