Ms. Marvel: produtora explica troca dos poderes da heroína em relação aos quadrinhos

09/06/2022 11h20


Fonte G1

Imagem: Reprodução
 "Ms. Marvel" estreou nesta quarta-feira (8) como a primeira série estrelada por uma heroína muçulmana, com linguagem honestamente adolescente e foco declarado na vida de seus personagens e representatividade.

Mesmo com tudo isso, o que muito fã quer entender mesmo é a mudança nos poderes da protagonista – visivelmente diferentes daqueles das HQs desde os trailers.

"Não foi uma decisão solo. Foi uma decisão gigantesca, e foi bem no começo, na verdade, quando começamos a adaptação. Foi em uma conversa entre todo mundo que tem um papel criativo nisso", conta em entrevista ao g1 a responsável pela série (showrunner, em inglês), Bisha K. Ali.

"Eu também sou uma super fã dos quadrinhos. E eu, honestamente, há cinco anos eu era vocês no Twitter. De verdade. Eu era a pessoa reclamando. Então eu completamente entendo. E estou muito com vocês. Metade do tempo estou desesperada para responder. Mas daí penso: não, Bisha. Você é uma profissional. Não faça isso.
Cada um dos seis episódios da primeira temporada vai ser disponibilizado semanalmente às quartas na plataforma de vídeos Disney+.

Novos poderes, mesma Ms. Marvel
"Ms. Marvel" apresenta Kamala Khan (interpretada pela estreante Iman Vellani, de 19 anos) ao público, uma jovem nerd muçulmana de família paquistanesa que cresceu nos Estados Unidos fã de super heróis, em especial da Capitã Marvel interpretada por Brie Larson.

Enquanto tenta equilibrar as cobranças dos pais imigrantes e seu contraste com a realidade no colegial americano, ela descobre dons especiais ativados por joias deixadas por uma misteriosa antepassada.

Com uma natureza aparentemente cósmica, eles dão à personagem a habilidade de projetar e moldar algo parecido com energia. Mas, ao invés de rajadas e disparos como os de seu ídolo, eles podem assumir diferentes formas – como inclusive extensões de suas mãos e pernas.

Com isso, eles são ao mesmo tempo muito diferentes daqueles apresentados nos quadrinhos, onde ela consegue esticar ou encolher o próprio corpo e até tomar a aparência de outras pessoas, e um pouco parecidos.

"Há muitos motivos para mudá-los, e eu só espero que todo mundo apenas dê uma chance a eles, e que entendam que a conexão entre a personagem e quem ela é, e como ela navega pelo mundo. Esses poderes que ela tem, que foram tão vitais nos quadrinhos – estamos fazendo uma outra versão disso para a TV", explica (ou tenta) Ali.
Ela faz referência aos paralelos, nos quadrinhos, entre as novas habilidades de Kamala e as estranhezas da puberdade. Com o corpo em constante mudança, no começo de sua carreira heróica a jovem se viu diversas vezes repelida pelas próprias transformações.

Ou seja, há pelo menos uma promessa de que os poderes da Ms. Marvel na série também reflitam os desafios da personagem em uma história diferente.

"Posso dizer que os poderes que ela tem na série são intrinsecamente ligados a seus poderes (nas HQs). São intrinsecamente ligados à jornada pela qual ela vai passar, são intrinsecamente ligados ao Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês), com coisas que vão – ou não vão – acontecer."
Vinda da sala de roteiristas de outra série com grandes repercussões em todo o MCU, "Loki", Ali faz mistério, mas é preciso lembrar que Kamala já tem futuro definido.

Em 2023, ela se junta à sua própria heroína e à personagem de Teyonah Parris em "WandaVision", outra que já usou o nome de Capitã Marvel nos gibis, em "The Marvels". Estrelada pelo trio, a produção é uma continuação meio indireta do filme de 2019.


Tópicos: poderes, marvel, quadrinhos