Morre João Carlos de Figueiredo Ferraz, ex-presidente da Bienal e fundador de instituto de artes em

07/09/2021 09h05


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarJoão Carlos de Figueiredo Ferraz(Imagem:Divulgação)João Carlos de Figueiredo Ferraz

Morreu aos 69 anos, nesta segunda-feira (6), João Carlos de Figueiredo Ferraz, fundador do Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto (SP), e ex-presidente da Fundação Bienal, em São Paulo (SP).

Em nota, o instituto de arte contemporânea fundado em 2011 e a Bienal lamentaram o falecimento, mas não divulgaram a causa (leia abaixo a nota na íntegra).

Economista de formação, Figueiredo Ferraz também integrava o conselho do Museu de Arte (Masp) e da Pinacoteca de São Paulo.

Em 2003, ele assumiu a presidência da associação musical de Ribeirão Preto e apoiou a Orquestra Sinfônica da cidade. Já entre 2017 e 2018, esteve à frente da realização da 33ª Bienal.

João Carlos deixa mulher, filhos e netos. Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento.

Notas do Instituto Figueiredo Ferraz e da Fundação Bienal:
Instituto Figueiredo Ferraz

"O Instituto Figueiredo Ferraz vem, através de sua equipe, manifestar o seu pesar com a notícia do falecimento de seu presidente e fundador João Carlos de Figueiredo Ferraz neste dia 06/09/2021.

Esta instituição, fundada em 2011 em Ribeirão Preto para abrigar a Coleção Figueiredo Ferraz de Arte Contemporânea, que hoje tanto representa para a cena cultural e artística de nosso país, não teria sido possível se não fosse o empenho e dedicação apaixonada com que João se lançava na construção de seus ideais.

Nos últimos 40 anos participou ativamente no desenvolvimento cultural do Brasil, principalmente no que se refere as artes plásticas, indo muito além da sua posição como colecionador. Verdadeiro parceiro e fomentador, sempre fez questão de estar presente nos mais diversos projetos de inúmeras instituições culturais no Brasil e exterior.

Para nós, o João sempre foi um amigo generoso, incentivador, compreensivo, onde todo o trabalho e decisões se davam de forma aberta e democrática através de papos animados, instigantes e extremamente construtivos, propiciando assim um ambiente de profunda amizade e amor.

Sentiremos sua falta João, mas o muito que aprendemos com você continuará em nós. Obrigado!

Esteja em Paz.

Estendemos nosso pesar aos familiares e amigos.

Equipe Instituto Figueiredo Ferraz."


Fundação Bienal

"A Presidência da Fundação Bienal de São Paulo, o Presidente do Conselho de Administração, a Superintendência Executiva e todo o corpo de colaboradores, manifestam o seu profundo pesar pelo falecimento de seu ex-presidente João Carlos de Figueiredo Ferraz.

Economista, colecionador de arte e gestor cultural, João Carlos esteve à frente da Fundação durante a realização da 33ª Bienal (2017/2018). Fundador do Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto, contribuiu de forma ativa para o desenvolvimento cultural do país Neste momento de dor, prestamos solidariedade à esposa Dulce, filhos, netos e amigos."

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook