Moacyr Luz alinha parcerias com instrumentistas no álbum "A música do músico"

21/10/2022 14h20


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoMoacyr Luz posa no estúdio com os instrumentistas que tocam no álbum Moacyr Luz posa no estúdio com os instrumentistas que tocam no álbum "A música do músico"

Instrumentistas normalmente são convidados para tocar em discos. Ao conceber o álbum A música do músico, Moacyr Luz pensou nos instrumentistas como compositores, fazedores de música.

Compositor e cantor, parceiro de bambas das letras como Aldir Blanc (1946 – 2020) e Paulo César Pinheiro, Moacyr Luz passa para o outro lado da criação e se torna, ele próprio, o letrista das parcerias abertas com 11 grandes instrumentistas.

A ligação dos compositores com a cidade do Rio de Janeiro (RJ) é o elo que irmana as parcerias formadas por Luz com Alaan Monteiro, Bebe Kramer, Carlinhos 7 Cordas, Carlos Malta, Cristovão Bastos, Guinga, Hamilton de Holanda, Paulo Malaguti Pauleira, Ricardo Silveira, Rogério Caetano e Zé Paulo Becker.

Com alguns, Moa – como o anfitrião do disco é chamado carinhosamente no circuito da boemia carioca – já havia feito música, caso do bandolinista Hamilton de Holanda.

“Sempre me identifiquei com instrumentistas, sejam brasileiros ou estrangeiros. Eles fazem do som a sua palavra, e às vezes com um lirismo de alta compreensão. Ao mesmo tempo, percebi que o instrumentista não é encarado como um músico popular, que ficou definido que música instrumental é música erudita, difícil. Foi então que eu pensei na ideia de popularizar esse trabalho. Trazendo uma expressão que o povo pudesse cantar, que pudessem ouvir uma outra visão desta música”, explica Moacyr Luz.

Entre várias músicas inéditas, há temas já conhecidos como Dobrando a carioca, parceria com Guinga que deu nome ao show que reuniu os dois compositores com Jards Macalé e Zé Renato.

Outras músicas ainda são inéditas no mercado fonográfico, caso de Sagitário, parceria com Cristovão Bastos, pianista que, pela primeira vez, tem a voz ouvida em um disco.

O álbum A música do músico foi gravado com banda-base formada por Itamar Assiére (piano), Junior de Oliveira (percussão), Luiz Augusto Guimarães (percussão) e Zé Luiz Maia (baixo).