MC Tha defende funk e tambores da umbanda no Lollapalooza

24/03/2022 10h55


Fonte G1

 Imagem: Reprodução
Tha virou MC sem saber.
O show no Lollapalooza será um rito de fechamento para "Rito de Passá", primeiro álbum de MC Tha. A cantora paulista encerra a turnê bem-sucedida do álbum que junta batidão do funk e tambores da umbanda, e a colocou no mapa da nova música brasileira a partir de 2019.

De caixotes ao autódromo
Thais Dayane da Silva começou a cantar aos 15 anos na Cidade Tiradentes - o "último bairro da Zona Leste de São Paulo", ela frisa. "Eu tinha meu bonde, chamado Bonde Sinistro, que tinha uns 50 meninos e umas 3 meninas", lembra.

Tha virou MC sem saber. "Um dia fiz uma música, mostrei para um amigo e ele decidiu gravar, mas antes pediu para eu mandar o áudio. Acabou que eles pegaram uma peça em mim e fizeram uma produção com a minha voz", ela conta. "Sempre falo que fui empurrada."

O esquema era 100% amador. "A gente gravava naqueles fones de lan-house que tinham um microfoninho", descreve. "As pessoas foram me encontrando na porta da escola e me elogiando, e eu sem entender. Aí descobri que a música estava para download." Ela começou a cantar em bailes.

"Era festa na rua mesmo, de não ter palco, mas um caixote e um microfone improvisado. Você subia no caixote para cantar. Era festa em quintal, muito informal", ela lembra. "A gente não ganhava nada. Pedia para cantar, e no lugar que abrisse a porta a gente ia."
Era 2008, e o funk ainda estava chegando da Baixada Santista, onde era forte, para a Zona Leste da capital. MC Tha dividiu esses palcos de caixote com músicos da primeira geração da cidade como MC Dede, Mc Nego Blue, Backdi e BioG3.

Quando começou a onda do funk ostentação em SP, no começo dos anos 2010, MC Tha ia atrás do seu sustento - não o luxo imaginário dos funks, mas o trabalho e o estudo. Ela foi cursar Jornalismo e trabalhar num projeto social no Centro. Tha se afastou dos bailes da Cidade Tiradentes.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: funk, cantar, caixote