Maria Bethânia canta música do sobrinho Zeca Veloso e samba de Serginho Meriti com Xande de Pilares

21/07/2021 16h15


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarMaria Bethânia(Imagem:Divulgação)Maria Bethânia

Maria Bethânia grava pela primeira vez uma música de autoria do sobrinho Zeca Veloso, artista carioca revelado como compositor há quatro anos no show Ofertório (2017), feito por Zeca com o pai, Caetano Veloso, e com os irmãos Moreno Veloso e Tom Veloso.

Composta por Zeca Veloso e apresentada como canção de exílio de inspiração nordestina, O sopro do fole é uma das onze músicas que formam o repertório de Noturno, álbum que Maria Bethânia lançará em 30 de julho, em edição da gravadora Biscoito Fino, inclusive no formato de CD.

Outra novidade do repertório do disco é Cria da comunidade, samba dos compositores Serginho Meriti e Xande de Pilares, autores que mostraram em 2020 no YouTube um samba então inédito, apresentado com o título de Filha da comunidade.

No álbum Noturno, Bethânia também dá voz à canção Vidalita (2000), música de estilo flamenco, da lavra da cantora e compositora espanhola Mayte Martín. A música Vidalita foi lançada pela autora há 21 anos no álbum Querência (2000).

Com onze músicas e 12 faixas, o álbum Noturno é fechado com leitura de trecho do poema Uma pequenina luz (1972), de autoria de Jorge de Sena (1912 – 1978), poeta português naturalizado brasileiro em 1963.

Entre bolero inédito de Tim Bernardes, Prudência, Bethânia registra no álbum Noturno músicas então inéditas que apresentou no show Claros breus (2019), como A flor encarnada (Adriana Calcanhotto), Luminosidade (Chico César) e Músicas, música (Roque Ferreira), além do samba-canção Bar da noite (Bidu Reis e Haroldo Barbosa, 1953).

Completam o repertório De onde eu vim (Paulo Dáfilin), Dois de junho (Adriana Calcanhotto, 2020) e Lapa santa (Paulo Dáfilin e Roque Ferreira), faixa lançada na sexta-feira, 16 de julho, como segundo single do álbum, anunciado oficialmente em 25 de junho com o single A flor encarnada.

Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: ?lbum, m?sicas, beth?nia