Luedji Luna contextualiza primeiro disco de Luiz Melodia em série sobre álbuns icônicos

08/12/2020 18h45


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoEm 1973, Luiz Melodia (1951 ? 2017) cumpriu as altas expectativas artísticas ao lançar um primeiro álbum, Pérola negra, que se tornou um clássico instantâneo da discografia brasile(Imagem:Reprodução)
 Em 1973, Luiz Melodia (1951 – 2017) cumpriu as altas expectativas artísticas ao lançar um primeiro álbum, Pérola negra, que se tornou um clássico instantâneo da discografia brasileira, confirmando o talento evidenciado quando Gal Costa apresentou o compositor carioca ao Brasil ao dar voz à canção-título Pérola negra no show Fa-Tal – Gal a todo vapor (1971 / 1972).

Em Pérola negra, o disco, Luiz Melodia também subverteu expectativas – alimentadas por quem esperava um disco de sambas da parte de compositor negro, vindo do morro – com repertório autoral formatado com mistura singular de soul, rock, blues, ritmos do nordeste do Brasil e, sim, samba.

É esse icônico primeiro álbum de Melodia que a cantora e compositora Luedji Luna interpreta, comenta e contextualiza na segunda temporada da série de TV Depois daquele álbum. A nova temporada estreia às 23h30m desta terça-feira, 8 de dezembro, no Canal Bis.

A cada episódio semanal, um artista celebra na série um álbum de cantor ou banda que admira, fazendo comentários sobre as músicas desse disco e cantando algumas delas.

Nessa segunda temporada, além de Luedji Luna discorrer sobre Pérola negra, Ana Cañas disseca Alucinação (1976) – álbum que consolidou a carreira de Belchior (1947 – 2017) – com a intimidade de quem pesquisou a obra do compositor cearense para fazer live que gerou ainda inédito álbum de estúdio.


Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: disco, compositor, melodia