Luccas Carlos sintetiza influências e vivências em álbum com a adesão de Lulu Santos

15/05/2022 10h33


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoAo longo das dez músicas, o álbum refaz o percurso do jovem artista em rota iniciada na Tijuca da infância até o presente vivido em São Paulo.(Imagem:Reprodução)
 Aos 28 anos, festejados em 12 de janeiro, Luccas Carlos é cantor e compositor carioca atualmente radicado na cidade de São Paulo (SP) e associado geralmente ao R&B – pelo fraseado do canto lapidado intuitivamente desde a infância – e ao rap, por ter sido projetado a partir de 2016 em singles colaborativos com nomes como BK, Costa Gold e Rashid.

Contudo, na infância vivida na Tijuca, bairro da zona norte carioca, o artista ouviu tanto o samba dos conterrâneos Fundo de Quintal e Zeca Pagodinho quanto o rap dos norte-americanos Chris Brown, Kanye West e 2 Pac (1971 – 1996).

Álbum lançado na sexta-feira, 13 de maio, Jovem Carlos sintetiza as influências e vivências de Luccas Carlos na música e na vida. Não se trata do “álbum de estreia” do cantor, como alardeia o texto de apresentação enviado à imprensa musical para promover o disco, mas, sim, do primeiro álbum de Luccas Carlos no selo slap (da gravadora Som Livre) em parceria com a produtora We4 Music.

Desde que lançou o EP Um (2017) há cinco anos, o artista já apresentou álbuns como Solar (2020), Luccas Carlos ao vivo (2019) e mesmo Um milhão de sonho$ (2018), disco com oito faixas e 27 minutos que, por ter menos de meia hora, também pode ser classificado como EP, embora tenha a consistência de álbum.


Neste quarto álbum (ou terceiro, para quem classificar Um milhão de sonho$ como EP), Luccas Carlos – compositor de mais de 150 músicas, incluindo temas gravados por cantoras como Iza e Luísa Sonza – enfileira dez músicas compostas e/ou produzidas com André Jordão, Caio Paiva, Douglas Moda, Gee Rocha, Go Dassisti, Lulu Santos, Pedro Breder, Pedro Dash, Pedro Lotto, Nave, Vitão e Willsbife.

Um dos reis do pop brasileiro, Lulu Santos aparece na ficha técnica como convidado da gravação de Opção e letrista dessa música feita por Luccas com Pedro Dash. Já Chris MC solta o verbo em Mais que isso.

Como dito, o álbum Jovem Carlos foi gravado com a intenção de resumir a trajetória de Luccas na música. Se (Eu não queria) Falar de amor e Marrom ecoam o samba ouvido pelo artista na infância na convivência com o pai, sendo parcerias de Luccas com Douglas Moda e com André Jordão, respectivamente, Pensando coisas 2 – música de Nave com letra escrita por Luccas com Vitão, já apresentada em single editado em janeiro – reverbera reverências do UK garage ouvido pela irmã do cantor na casa em que cresceram juntos.

E por falar em Vitão, o artista também figura nos créditos do álbum Jovem Carlos como parceiro de Luccas em Conversa, música originada de beat criado por Luccas e burilado em estúdio pelo produtor Nave.

Nome recorrente no álbum, Nave é o criador do beat da música-título Jovem Carlos e da batida de trap entranhada em Labirinto, parceria de Luccas com Gee Rocha – com quem o cantor deu forma ao já mencionado disco Um milhão de sonho$ – e Go Dassisti.

Já Se você deixar reconecta Luccas Carlos com Caio Paiva e Pedro Lotto – a dupla Lotto & Paiva da gravadora White Monkey Recordings – enquanto Incomum (faixa já lançada em single) é composição de Pedro Breder.

Ao longo das dez músicas, o álbum refaz o percurso do jovem artista em rota iniciada na Tijuca da infância até o presente vivido em São Paulo.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: jovem, cantor, luccas carlos