Lucas Vasconcellos anuncia Teoria da terra plena, álbum gerado na serra fluminense

07/03/2021 11h43


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarAlém de Phillip Long, parceiro na canção escolhida para anunciar Teoria da terra plena, Lucas Vasconcellos fez o álbum solo com a presença de antigos e novos colaboradores. Bruno D(Imagem:Reprodução)
Pelo fato de Lucas Vasconcellos estar tão associado à cena indie carioca, nem todos os seguidores do artista sabem que o cantor, compositor, multi-instrumentista, arranjador e produtor musical é natural de Petrópolis (RJ), cidade onde nasceu em maio de 1979.

Essa informação biográfica adquire importância quando se contextualiza a gênese do quarto álbum de estúdio de Vasconcellos, Teoria da terra plena, previsto para ser lançado em abril.

Anunciado pelo single O contorno das nuvens, apresentado em 5 de março com música inédita composta pelo artista com o paulista Phillip Long (autor da segunda parte da letra), o álbum Teoria da terra plena é consequência do retorno do cantor à cidade natal de Petrópolis.

Novamente morando na serra fluminense, após cerca de 20 anos na metrópole do Rio de Janeiro (RJ), Lucas Vasconcellos transportou o home-studio intitulado Pavão Preto para casa erguida entre as montanhas.

Foi no aconchego serrano que o artista criou e formatou parte das canções que compõem o repertório autoral do álbum Teoria da terra plena, deixando de lado as experimentações eletrônicas de discos anteriores e investindo em sons mais orgânicos.

Nem todas as músicas do álbum nasceram na tranquilidade da serra, já que o repertório reflete vivências do artista nos últimos quatro anos. A composição apresentada no single O contorno das nuvens, por exemplo, surgiu nos ares entre viagens de avião feitas pelo músico para acompanhar a rota da Legião Urbana na turnê comemorativa dos 30 anos do primeiro álbum da banda brasiliense.

Além de Phillip Long, parceiro na canção escolhida para anunciar Teoria da terra plena, Lucas Vasconcellos fez o álbum solo com a presença de antigos e novos colaboradores. Bruno Di Lullo, Emygdio Costa, Gabriel Barbosa, Felipe Duriez, Letícia Novaes, Thomas Harres, Uyara Torrente e Vinicius Nisi – os dois últimos d’A Banda Mais Bonita da Cidade – são nomes que figuram na ficha técnica do álbum Teoria da terra plena como músicos, arranjadores e/ou compositores.

Para quem não liga o nome ao som, Lucas Vasconcellos fundou em 2000 a banda Binario, extinta em 2008, ano em que passou a integrar o duo Letuce com Letícia Novaes em trajetória encerrada em 2016.

Paralelamente, o artista constrói discografia solo desde 2014, ano em que lançou o primeiro álbum individual, Falo de coração. Na sequência, Lucas Vasconcellos lançou os álbuns Adotar cachorros (2015) e Silenciosamente (2016) em discografia solo à qual se somará, em abril, o álbum Teoria da terra plena.


Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura