Livro "Álbum: a história da música brasileira por seus discos" mostra influência da ditadura e da re

05/01/2023 16h54


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarLivro Livro "Álbum: a história da música brasileira por seus discos" mostra influência da ditadura

O recém-lançado segundo volume da série "Álbum: a história da música brasileira por seus discos", do jornalista Pedro Alexandre Sanches, retrata a influência da ditadura na produção musical brasileira e traz uma lista de 95 obras emblemáticas.

"Álbum 2 - 1972 a 1978: samba, rebelião sexual e segundo levante negro" aborda o período entre 1972 e 1978, focando na popularização dos discos de vinil. O livro está disponível em formato digital.

"É uma seleção histórica e bastante criteriosa, mas que busca também atravessar os preconceitos", afirma Sanches, em comunicado divulgado pela Edições Sesc, responsável pelo lançamento.

"Tem Caetano e Gil, mas também os considerados bregas, o sertanejo, a música de candomblé, todos tiveram e têm a sua importância histórica."

A série de livros propõe contar a história da música brasileira a partir dos discos. Sanches reconta esta história visitando a trajetória de um formato específico de circulação musical: o LP.

O primeiro volume lançado em e-book foi "Álbum 1 – 1950 a 1972: saudade, bossa nova e as revoluções dos anos 1960". Ele mostra a transição da produção fonográfica para o LP desde os anos 1950, evoluindo em períodos de domínio de estilos, passando pelo samba e chegando à onda black power que dominou as paradas até 1972.

Pedro Alexandre Sanches é jornalista desde 1994, com passagens pelo jornal "Folha de S.Paulo" e pela revista "Carta Capital".

Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: m?sica, hist?ria, discos