Lia de Itamaracá verte acalanto latino em single produzido por Pupillo

07/01/2023 10h08


Fonte G1

Imagem: Ytallo BarretoLia de Itamaracá verte acalanto latino em single produzido por Pupillo(Imagem:Ytallo Barreto)Lia de Itamaracá verte acalanto latino em single produzido por Pupillo

Acalanto adaptado por Atahualpa Yupanqui (1908 – 1992) ao ser recolhido pelo cantor, compositor e argentino na fronteira entre Colômbia e Venezuela, Duerme, duerme, Negrito virou sucesso na América Latina, em especial na Argentina, ao ganhar as vozes de intérpretes como Mercedes Sosa (1935 – 2009).

Foi quando o tema teve o título abreviado para Duerme, Negrito. É esse registro adaptado que serviu de base para a versão em português feita por Lia de Itamaracá e Beto Hees.

Intitulada Dorme, Pretinho, essa inédita versão chega ao mundo na voz da cantora pernambucana Maria Madalena Correia do Nascimento – cirandeira conhecida como Lia de Itamaracá por ter nascido na ilha em 1944 – em single lançado hoje, 6 de janeiro.

Gravado com produção musical orquestrada por Pupillo Oliveira, sob direção artística de Marcus Preto, o single Dorme, Pretinho tem violino e violas de Felipe Pacheco Ventura, arranjador das cordas do fonograma também formatado com o violão de Leo Mendes e o trio de metais soprados por Bibiu do Trompete (trompete), Biu Negão (trombone) e Dando do sax (saxofone).

As percussões ficaram a cargo de Antônio Januário (caixa), Gangga Barreto (ganzá) e Tony Boy (surdo). Editado pelo selo Amplifica Records, o single Dorme, Pretinho expõe colagem de Jhê na capa.

Tópicos: single, pretinho, dorme