Jorge Aragão retrata bambas do samba como cowboys na luta de faroeste do single "Grande duelo final"

14/12/2022 14h27


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarJorge Aragão retrata bambas do samba como cowboys na luta de faroeste do single Jorge Aragão retrata bambas do samba como cowboys na luta de faroeste do single "Grande duelo final"

Imagine Almir Guineto (1946 – 2017), Beto Sem Braço (1940 – 1993), Cláudio Camunguelo (1947 – 2007), Deni de Lima (1961 – 2010), Geraldo Babão (1926 – 1988), Moacyr Luz e Zeca Pagodinho retratados como cowboys como se as rodas de samba do bloco carioca Cacique de Ramos fossem um campo de faroeste em que vence o partideiro mais afiado nas rimas.

É nesse ambiente de guerrilha fraterna que Jorge Aragão, bamba dessas rodas desde os anos 1970, ambienta o samba Grande duelo final – A saga.

A faixa chega ao mundo digital na sexta-feira, 16 de dezembro, em single que oferece amostra do ainda inédito EP O samba ainda é raiz, previsto por Aragão para ser lançado em 2023.

“Um dia desses, em casa, comecei a lembrar de toda a minha trajetória de vida e do meu início no Cacique de Ramos. Eu via as pessoas cantarem e versarem um com os outros, mandando aquelas brincadeiras… e todo mundo ria, dançava e cantava junto. [...] Peguei esses personagens com os quais eu convivi, e com alguns convivo ainda, graças a Deus, e comecei a criar esse grande duelo. Mas, no lugar de armas, canetas para que pudessem escrever e trocar versos para lá e para cá, como se fossem balas passando de raspão e podendo até deixar alguns feridos, o que nesse caso seria aquela coisa de ficar chateado ou se sentir diminuído quando todos ficavam rindo dele. Isso, naquela época, era a morte”, lembra Aragão ao contar a inspiração que deu o mote para a criação do samba inédito.

Confira as últimas notícias sobre Cultura: florianonews.com/cultura
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: faixa, samba, arag?o