Guitarrista baiano Jordi Amorim celebra Letieres Leite com single "Sem nome" no ritmo do Candomblé

03/11/2022 14h48


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarJordi Amorim, aluno de Letieres Leite (1959 ? 2021) no projeto Rumpilezzinho(Imagem:Divulgação)Jordi Amorim, aluno de Letieres Leite (1959 ? 2021) no projeto Rumpilezzinho

Guitarrista, baixista e arranjador baiano, Jordi Amorim lapidou a formação musical como aluno do mestre Letieres Leite (8 de dezembro de 1959 – 27 de outubro de 2021) no Rumpilezzinho, projeto institucional de caráter pedagógico dirigido pelo maestro, arranjador, percussionista, saxofonista, educador e compositor soteropolitano como extensão social da Orkestra Rumpilezz.

É por isso que o tributo de Jordi Amorim a Letieres Leite – prestado um ano após a morte do artista através da edição do single Sem nome – Para Letieres Leite nesta quinta-feira, 3 de novembro – tem legitimidade. De autoria do próprio Jordi Amorim, Sem nome é tema tocado na levada do sató, ritmo do Candomblé.

A gravação de Sem nome é pontuada por falas de Letieres, cuja voz é ouvida em conselhos dados a Jordi pelo maestro. “A música não tinha nem os sopros e nem as falas até o falecimento dele. Foi quando eu decidi transformar a faixa em uma homenagem a Letieres, partilhando a voz, a sabedoria e a generosidade dele e colocando os sopros como ele gostava”, explica Jordi Amorim.

Além de ter tocado guitarra e baixo, e de ter feito o arranjo e mixado o single, Jordi arregimentou alunos de Letieres Leite no projeto Rumpilezzinho para colaborar na gravação de Sem nome. A faixa tem os toques de Alana Gabriela na percussão, Daniela Nátali nos clarinetes, Danilo Bico de Ouro nos trompetes, Lucas Decliê nos saxofones e Lucas Maciel na percussão e direção musical, além de Aline Falcão no piano e Hélio Almeida na bateria.

Tópicos: nome, letieres, jordi