Guedes Peixoto, o maestro que se fez respeitar nos salões de Carnaval e nas salas de concerto

17/11/2020 18h37


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoOBITUÁRIO ? É provável e legítimo que o compositor, músico e maestro Mário Peixoto Guedes Alcoforado (25 de janeiro de 1931 ? 15 de novembro de 2020) seja mais lembrado pela alegri(Imagem:Reprodução)
 OBITUÁRIO – É provável e legítimo que o compositor, músico e maestro Mário Peixoto Guedes Alcoforado (25 de janeiro de 1931 – 15 de novembro de 2020) seja mais lembrado pela alegria do Carnaval de Pernambuco.

Afinal, o maestro animou a folia do Recife (PE) e arredores ao reger orquestras de frevo nos salões dos velhos Carnavais, tocando temas alheios e composições próprias como os frevos de rua Trumbicando (1970) e Frevioca (1980).

Contudo, ao morrer aos 89 anos, na madrugada de domingo, 15 de novembro, vítima de infarto em Hospital do Recife (PE), Guedes Peixoto – como o maestro era conhecido – deixa sinfonia de sons que promoveram a interação dos ritmos populares de Pernambuco com o universo da música de câmara, a música dita erudita.

Autor da peça Polifonia nordestina, o maestro compôs cirandas e maracatus para piano e orquestra. Mas a primeira música gravada de autoria do compositor, Barbosa Filho no frevo, foi feita no passo do ritmo mais folião de Pernambuco e ganhou registro em disco em 1956.

Embora tão associado ao Recife (PE), Guedes Peixoto veio ao mundo em Goiana (PE), município da Mata Norte de Pernambuco, e foi nessa cidade que deu os primeiros passos profissionais na música, tocando trombone da banda local Saboeira.


Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: recife, pernambuco, maestro