Grupos culturais populares são reconhecidos como patrimônio vivo do Piauí com auxílio vitalício

27/12/2022 09h28


Fonte G1 PI

Imagem: Catarina Costa/G1Congos de Oeiras: Grupo tem duas grandes apresentações durante o ano na cidade de Oeiras.(Imagem:Catarina Costa/G1)Congos de Oeiras: Grupo tem duas grandes apresentações durante o ano na cidade de Oeiras.

A Secretaria de Cultura do Piauí (Secult) reconheceu como patrimônio vivo do estado 30 mestres de grupos culturais populares regionais. A solenidade ocorreu nesta segunda-feira (26) no Palácio de Karnak, em Teresina, para homenagear as manifestações culturais.

"É um reconhecimento não só do trabalho, da vida inteira, mas um reconhecimento também financeiro para essas pessoas por serem os guardiões da nossa cultura popular, da nossa piauiensidade", afirmou Carlos Anchieta, secretário estadual de cultura.

Além do certificado de patrimônio vivo cultural, os 30 mestres de grupos populares também receberão um salário mínimo vitalício. Segundo o secretário Carlos, a intenção do governo do estado é manter viva essa cultura passada de geração em geração.

Entre os grupos estão de Reisado, de Bumba Meu Boi, uma cacique de tribo indígena, de Lezeiras (dança de roda), Cantiga de São Gonçalo.

"Um grupo com mais de 200 anos, ou seja, os Congos de Oeiras é uma história viva. A importância nunca vai acabar, porque sempre vai ter alguém com fomento para ajudar",
destacou Vagner Ribeiro, integrante do grupo beneficiado com o auxilio e reconhecimento.

Em 2021, 30 grupos foram selecionados como patrimônio cultural vivo e em 2022 mais 30 grupos. De acordo com secretário estadual de cultura, a meta é registrar e incentivar 90 grupos ao todo.

A partir do segundo semestre de 2023, o governo estadual abrirá inscrições pelo site da Secult para mestres culturais fazerem suas inscrições. Conforme o órgão, no edital os mestres responsáveis precisam contar sua história e a do seu grupo, há quanto tempo realizam a atividade e uma comprovação, ou prova do serviço.

"Não é um edital fácil, porque não é um edital de números, é um edital de histórias de vida, história de conhecimento popular, pessoas que há mais de 20 anos realizam isso no Piauí",
explicou o secretário.

Ainda segundo a Secult, após as inscrições, uma comissão, junto à secretaria e o Conselho de Cultura, fazem as pesquisas e a busca ativa para conhece o trabalho dessas entidades em suas regiões. O edital é válido para todo o Piauí, tanto na capital como cidades interioranas e principalmente nas zonas rurais ondem costumam acontecer muitas manifestações culturais.

Tópicos: edital, grupos, cultura