Grupo Mawaca dá vozes a cantos femininos de várias partes do mundo no álbum "Nama Pariret"

04/10/2022 14h14


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoGrupo Mawaca dá vozes a cantos femininos de várias partes do mundo no álbum Grupo Mawaca dá vozes a cantos femininos de várias partes do mundo no álbum "Nama Pariret"

Grupo feminino criado em São Paulo (SP) em 1995, com a intenção de dar voz a um repertório cantado por povos minoritários em dialetos específicos como ladino e occitane, Mawaca lança em 21 de outubro o oitavo álbum em 27 anos de atividade profissional.

O disco se chama Nama Pariret, título que evoca dois conceitos recorrentes no trabalho das cantoras e instrumentistas. Nama é o nome dado à força vital na etnia Dogon do Mali. Já pariret é o termo usado pelos povos Ikolen-Gavião para se referir às coisas belas.

O álbum Nama Pariret reúne cantos femininos de várias partes do mundo, gravados com as seis cantoras do grupo nas vozes e nas percussões.

O primeiro single do álbum Nama Pariret será apresentado pelo grupo Mawaca na próxima sexta-feira, 7 de outubro, com a canção Los dos amantes. “Esta música faz parte do vasto cancioneiro sefaradi, de judeus que migraram para vários países do Mediterrâneo, onde se falava o ladino, idioma judaico-espanhol, formado pela mistura de espanhol e hebraico, com um pouco de árabe, grego, turco, francês e português. A melodia se apresenta em uma escala oriental e a letra é a narrativa de uma mulher que tem dois amantes, el Particuler e el Pantalonero, tendo o primeiro como preferido”, explica Magda Pucci, criadora e arranjadora do grupo.

Pucci explorou o movimento oriental da melodia e acrescentou dissonâncias à harmonia do tema. A gravação da música Los dos amantes foi embasada com a percussão arranjada por Valéria Zeidan.

Tópicos: grupo, pariret, nama