Filipe Catto marca posição feminina com "Eva", single que precede o registro do show "O nascimento d

04/12/2021 11h48


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarFilipe Catto marca posição feminina com Filipe Catto marca posição feminina com "Eva"

É sintomático que o primeiro disco de Filipe Catto após a adoção de identidade feminina na vida e na música seja um single chamado Eva e lançado na sexta-feira, 3 de dezembro, com capa que expõe a artista em foto de Daguito Rodrigues.

Mito bíblico que personifica o arquétipo do feminino, Eva é também o nome da canção italiana criada pelo compositores Umberto Tozzi e Giancarlo Bigazzi e apresentada ao mundo em 1982, na voz de Tozzi, como música-título de álbum lançado pelo cantor italiano naquele ano.

No Brasil, Eva galgou o topo das playlists de 1983 na versão em português escrita por Marcos Ficarelli e gravada pelo grupo paulistano Rádio Táxi.

Mas atualmente Eva é mais associada ao repertório folião da Banda Eva desde que o grupo de axé music – então personificado pela figura carismática da vocalista Ivete Sangalo – gravou a versão lançada 14 anos antes pelo grupo Rádio Táxi em abordagem carnavalesca que ajudou a impulsionar em 1997 as vendas milionárias de disco ao vivo blockbuster da banda baiana.

Na voz de Filipe Catto, Eva apareceu há três anos, ajustada à estética futurista do show O nascimento de vênus (2018), cujo roteiro foi baseado no terceiro e melhor álbum de estúdio da cantora e compositora gaúcha residente na cidade de São Paulo (SP), Catto (2017).

O single Eva precede justamente o lançamento do álbum e do filme que perpetuam o show O nascimento de vênus com mix de registros ao vivo e takes de estúdio.

Na voz de Catto, Eva ressurge captada ao vivo por Anderson Gomes em gravação formatada com produção musical orquestrada pelo próprio Catto com DJ Jojo Lonestar, ambos também responsáveis pela mixagem do fonograma, masterizado por Florência Saraiva.

No single Eva, Lonestar e Fábio Pinczowski respondem pelas guitarras enquanto a bateria é tocada por Michelle Abu. Magno Vito pilota o baixo.

Com o single Eva, Filipe Catto renasce no mercado fonográfico sob o signo de vênus.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: single, ?lbum, catto