Festival Varilux faz "esquenta" com sessões gratuitas sobre Brigitte Bardot a partir de domingo

04/11/2023 23h06


Fonte O Globo

Imagem: DivulgaçãoSérie Série "Brigitte Bardot", protagonizada por Julia de Nunez, narra a trajetória da atriz francesa ícone do cinema mundial.

Maior evento de cinema francês do país, o Festival Varilux volta às telonas na quinta-feira (9), mas o público já pode ter um gostinho do que está por vir deste domingo (5) até terça-feira. Neste ano, a maratona faz um "esquenta" com sessões gratuitas de obras em torno do ícone do cinema Brigitte Bardot, homenageada da 14ª edição do evento, no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo.

Serão exibidos os seis episódios da série de TV "Brigitte Bardot", codirigida por Danièle e Chistopher Thompson, que narra a ascensão da atriz na França do pós-guerra, entre 1949 e 1959 – dos seus 15 até os 25 anos, desde a sua educação rigorosa até quando se transforma numa femme fatale, rumo ao estrelato internacional. A protagonista Julia de Nunez estará presente na primeira sessão, no domingo, e participará de um debate.

A programação exibe também dois clássicos estrelados por Bardot: "E Deus criou a mulher" (1956), dirigido por seu então marido Roger Vadim; e o drama "O desprezo" (1963), de Jean-Luc Godard, sucesso de bilheteria da Nouvelle Vague.

Nesta temporada, que segue até o dia 22, a caravana francesa traz ainda 19 longas-metragens, incluindo obras inéditas no Brasil e títulos premiados, como o vencedor da Palma de Ouro em Cannes, "Anatomia de uma queda", de Justine Triet; "Culpa e desejo", que marca o retorno de Catherine Breillat após um hiato de uma década na direção; e "Making of", de Cédric Kahn, que será exibido no Brasil antes mesmo de ser lançado na França.

Confira a programação

Domingo, 5:

18h: projeção dos episódios 1 e 2 da série “Brigitte Bardot”, de Danièle e Christopher Thompson. Em seguida, debate com a protagonista Julia de Nunez.
21h: exibição dos episódios 3 e 4 da série.

Segunda, 6:
19h: exibição dos episódios 3 e 4 da série “Brigitte Bardot”.
21h: projeção do clássico “O desprezo”, de Jean-Luc Godard.

Terça-feira, 7:
19h: exibição dos episódios 5 e 6 da série “Brigitte Bardot”.
21h: projeção do clássico “E Deus criou a mulher”, de Roger Vadim.

Espaço Itaú de Cinema Botafogo: Praia de Botafogo 316. A retirada de senhas deverá ser feita na bilheteria.


Tópicos: cinema, bardot, ?brigitte