Festivais de cinema na Europa retiram filmes russos das programações

01/03/2022 11h06


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoO festival está marcado para acontecer entre 2 e 13 de março. Ainda segundo a organização, os filmes serão substituídos.  Na Suécia, o Festival Internacional de Cinema de Estocolmo(Imagem:Reprodução)
 Festivais de cinema europeus começam anunciar a retirada de filmes russos de suas programações como protesto à invasão da Ucrânia pelas forças russas.

O Festival de Cinema de Glasgow, na Escócia, informou a remoção de "No looking back", de Kirill Sokolov, e de "The execution", de Lado Kvataniya.

O festival está marcado para acontecer entre 2 e 13 de março. Ainda segundo a organização, os filmes serão substituídos.

Na Suécia, o Festival Internacional de Cinema de Estocolmo, que será realizado em novembro, afirmou que não incluirá na programação nenhum filme que tenha tido incentivo financeiro do governo russo.

"É uma decisão lamentável, mas é um posicionamento necessário em um momento como esse. As ações da Rússia são inaceitáveis", declarou Beatrice Karlsson, coordenadora de programação do evento.

A organização ainda completou que a decisão será mantida enquanto a guerra continuar.

Já o Festival Internacional de Cinema de Locarno, na Suíça, vai pela direção contrária, segundo o site Deadline. A organização afirmou que não deve aderir ao boicote porque defende a "liberdade de expressão e a arte cinematográfica em todas as suas formas."


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: festival, filmes, cinema