Exposição "Trindade Vive" celebra legado de lÃder negra no PiauÃ
21/11/2023 14h42Fonte G1 PI
Imagem: Izabella Lima/g1 Francisca Trindade em exposição "Trindade Vive" no Palácio de Karnak.
Francisca Trindade em exposição "Trindade Vive" no Palácio de Karnak.
 Francisca Trindade em exposição "Trindade Vive" no Palácio de Karnak.
Francisca Trindade em exposição "Trindade Vive" no Palácio de Karnak.Na manhã dessa segunda-feira (20), foi realizada a solenidade de abertura da exposição "Trindade Vive" no Palácio de Karnak, como parte das atividades em homenagem ao Dia da Consciência Negra. A exposição estará aberta ao público de 20 a 24 de novembro, das 8h às 18h.
A mostra presta homenagem a Francisca Trindade, que se destacou como a parlamentar mais votada da história do Piauí nas eleições de 2002, falecendo em julho de 2003 aos 37 anos, vítima de aneurisma cerebral. Sua história é marcada por uma trajetória de luta e resistência, atuando em diversas frentes, desde líder comunitária até defensora dos direitos humanos, especialmente das mulheres e pessoas negras.
Com a curadoria da fotógrafa Margareth Leite, a exposição apresenta cem fotos analógicas, convertidas para o formato digital, retratando diferentes facetas de Trindade, incluindo sua atuação política, cultural, sua amizade e engajamento nos movimentos sociais e na igreja.
Imagem: Izabella Lima/g1 Exposição "Trindade Vive" no Palácio de Karnak.
Exposição "Trindade Vive" no Palácio de Karnak.
 Exposição "Trindade Vive" no Palácio de Karnak.
Exposição "Trindade Vive" no Palácio de Karnak.Margareth Leite destacou a importância de contar a história de Trindade para inspirar os jovens, enfatizando sua inteligência impressionante e seu impacto na política e cultura. O acervo, rico em significado, busca mostrar Trindade em suas várias nuances, desde a política até sua ligação com a cultura, carnaval e movimentos sociais.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Franzé Silva, ressaltou a qualidade do trabalho e propôs parceria com a Secretaria de Educação (SEDUC) para tornar a exposição itinerante, percorrendo escolas públicas e comunidades.
“É um trabalho que nós queremos guardar, esse acervo tem que andar para que Trindade continue viva”, declarou Franzé.
O deputado estadual Fábio Novo destacou Francisca Trindade como a deputada federal mais importante da história do Piauí, ressaltando sua importância no Dia Nacional da Consciência Negra.
“São vinte anos sem Trindade, hoje um dia muito importante. Para que a gente possa fazer uma reflexão sobre a dívida histórica que nós temos de político que inclui a população negra”.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook













 
                     
                     
                     
                     
                     
                     
                    