Exposição "Trindade Vive" celebra legado de líder negra no Piauí

21/11/2023 14h42


Fonte G1 PI

Imagem: Izabella Lima/g1Francisca Trindade em exposição Francisca Trindade em exposição "Trindade Vive" no Palácio de Karnak.

Na manhã dessa segunda-feira (20), foi realizada a solenidade de abertura da exposição "Trindade Vive" no Palácio de Karnak, como parte das atividades em homenagem ao Dia da Consciência Negra. A exposição estará aberta ao público de 20 a 24 de novembro, das 8h às 18h.

A mostra presta homenagem a Francisca Trindade, que se destacou como a parlamentar mais votada da história do Piauí nas eleições de 2002, falecendo em julho de 2003 aos 37 anos, vítima de aneurisma cerebral. Sua história é marcada por uma trajetória de luta e resistência, atuando em diversas frentes, desde líder comunitária até defensora dos direitos humanos, especialmente das mulheres e pessoas negras.

Com a curadoria da fotógrafa Margareth Leite, a exposição apresenta cem fotos analógicas, convertidas para o formato digital, retratando diferentes facetas de Trindade, incluindo sua atuação política, cultural, sua amizade e engajamento nos movimentos sociais e na igreja.
Imagem: Izabella Lima/g1Exposição Exposição "Trindade Vive" no Palácio de Karnak.

Margareth Leite destacou a importância de contar a história de Trindade para inspirar os jovens, enfatizando sua inteligência impressionante e seu impacto na política e cultura. O acervo, rico em significado, busca mostrar Trindade em suas várias nuances, desde a política até sua ligação com a cultura, carnaval e movimentos sociais.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Franzé Silva, ressaltou a qualidade do trabalho e propôs parceria com a Secretaria de Educação (SEDUC) para tornar a exposição itinerante, percorrendo escolas públicas e comunidades.

“É um trabalho que nós queremos guardar, esse acervo tem que andar para que Trindade continue viva”, declarou Franzé.

O deputado estadual Fábio Novo destacou Francisca Trindade como a deputada federal mais importante da história do Piauí, ressaltando sua importância no Dia Nacional da Consciência Negra.

“São vinte anos sem Trindade, hoje um dia muito importante. Para que a gente possa fazer uma reflexão sobre a dívida histórica que nós temos de político que inclui a população negra”.