Ex-baterista dO Rappa Marcelo Yuka é homenageado com mural de grafite na Tijuca, Zona Norte do Rio

29/04/2021 18h43


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliaro rappa ddddd(Imagem:Reprodução)
O ex-baterista do grupo O Rappa, Marcelo Yuka, recebeu uma homenagem póstuma com um mural de grafite na Rua Uruguai, na Tijuca, Zona Norte do Rio. O bairro escolhido foi o lugar onde o músico – que morreu em janeiro de 2019 após um AVC – morou por mais de 20 anos.

O irmão de Marcelo, Pedro Yuka, afirmou que o lugar escolhido tem um simbolismo muito forte. Segundo ele, “a voz e alma dele continuam ali”.

“Ver a imagem dele estampada ali na Tijuca, na Rua Uruguai. Lugar que eu fui criado, onde Marcelo morou por mais de 20 anos na Rua Uruguai. Tem um simbolismo muito forte, mostra a força que ele tem até hoje, a capacidade que ele tem de inspirar as pessoas através de sua música e arte em geral. O ativismo dele continua vivo. A pessoa se foi, mas a voz e alma dele continuam ali. Isso é atemporal para sempre”, disse Pedro.
O rosto de Marcelo Yuka foi desenhado pelo artista urbano Cazé Arte, que incluiu na obra a frase "Pois paz sem voz, não é paz, é medo da música “Minha Alma” de 1999. A iniciativa foi idealizada pelo coletivo Faz na Praça.

“Estar fazendo o Yuka é muito forte, muito potente e muito importante para a nossa cidade. Um símbolo que lutou bravamente até o fim da vida dele. Resistiu a balas que perfuraram a vida dele. O cara se superou, se reinventou. Usou a arte como mecanismo de reinvenção da própria vida”, disse o autor da homenagem.
O projeto de homenagem ao músico tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura do RJ.


Tópicos: homenagem, arte, yuka