Espanha devolve antiguidades roubadas do Egito

21/12/2021 16h26


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoEspanha devolve antiguidades roubadas do Egito(Imagem:Divulgação)Espanha devolve antiguidades roubadas do Egito

A Espanha devolveu 36 antiguidades roubadas às autoridades egípcias nesta segunda-feira (20), incluindo estatuetas de deuses e deusas e potes antigos que deveriam conter restos humanos.

Os artefatos - entre eles, uma escultura em granito da cabeça do leão da deusa guerreira Sekhmet - foram retirados ilegalmente de sítios arqueológicos, disseram as autoridades.

Contrabandistas os trouxeram para a Espanha, onde a polícia os apreendeu após uma investigação em 2014.

O embaixador do Egito na Espanha, Youssef Diaeldin Mekkawy, os recebeu em uma cerimônia no Museu Nacional de Arqueologia de Madri.

"A recuperação destas 36 peças arqueológicas é uma operação de sucesso que já dura anos, uma operação coordenada entre autoridades egípcias e espanholas", disse.

Os artefatos, avaliados em mais de 150 mil euros, foram todos provavelmente saqueados de locais em Saqqara e Mit Rahina, informou a polícia espanhola.

Egito e outros países intensificaram as campanhas para a devolução de artefatos tomados por contrabandistas ou saqueados por potências imperiais.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook