Escritor Pedro Rhuas denuncia venda ilegal no Salipi de livro ainda não lançado

23/08/2023 23h40


Fonte G1 PI

Imagem: Arquivo PessoalCópia de Cópia de "O mar me levou a você" adquirida no Salipi, em Teresina.

O escritor potiguar Pedro Rhuas, autor do best-seller "Enquanto eu não te encontro", denunciou a venda ilegal do seu novo livro "O mar me levou a você", que ainda não foi lançado. O livro estava sendo comercializado no Salão do Livro do Piauí – Salipi. A prática é ilegal e pode resultar em detenção e multa. A organização do Salipi foi procurada e ainda não se posicionou sobre o caso.

O evento, que começou no dia 11, chegou ao fim no domingo (20), dia em que uma leitora marcou o autor em uma publicação nas redes sociais na qual ela comemorava ter adquirido o novo livro.

"Fiquei surpreso e entrei imediatamente em contato com a leitora, que me contou que havia comprado o exemplar em um estande no Salipi. De acordo com ela, eram vários exemplares disponíveis", contou Pedro Rhuas ao g1.

O escritor informou que o romance está desde 28 de julho com venda antecipada exclusiva em uma loja digital de livros, mas que será lançado apenas no dia 30 de agosto.
Imagem: DivulgaçãoEscritor Pedro Rhuas (Imagem:Divulgação)Escritor Pedro Rhuas 

A estudante de letras da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) Sarah Rocha foi a leitora que adquiriu a cópia falsa. "Fui para o Salipi no domingo dar uma olhada nos livros e me deparei com esse local que tinha vários exemplares do livro novo", relatou.

"Eu sou simplesmente apaixonada pela escrita dele, pelas histórias que ele escreve, então olhei, perguntei o preço e na hora nem me toquei que o livro ainda não tinha sido distribuído. A emoção foi tão grande de ter visto, que nem me liguei nessas coisas", continuou.

A leitora afirmou que o valor do livro no Salipi estava um pouco mais baixo que o da loja digital. "E com a vantagem de que eu já iria levar para casa. Então comprei. Quando cheguei em casa tirei foto dele com outros dois dele que eu já tinha e o marquei", disse.

Pedro respondeu Sarah, perguntando onde ela havia conseguido o livro. "Ele me explicou o que tinha acontecido e me senti uma pessoa horrível. Entendi que a culpa não era minha, mas naquele momento comecei a chorar por saber que, de uma forma indireta, acabei contribuindo com a pirataria de um livro, ainda mais nacional. Pedi muitas desculpas a ele e acabamos conversando", contou.

Não é a primeira vez
Imagem: DivulgaçãoCapa do livro Capa do livro "O mar me levou a você" de Pedro Rhuas.

O escritor informou que essa não é a primeira vez que ele teve conhecimento de comercialização ilícita da sua obra. No dia 12 de agosto teve conhecimento da existência de cópias do livro em um sebo em Recife.

"Um leitor me passou as redes sociais do sebo. No dia 8 de agosto, eles haviam postado que tinham meu livro à venda. A meu pedido, ele comprou o livro para investigar. O exemplar que havia encontrado parecia aparentemente normal, contudo, tinha um erro de impressão, com páginas deslocadas, que ele só percebeu ao avançar na leitura dias depois", relatou o autor.

Segundo Pedro, a editora Seguinte, selo da Companhia das Letras, informou que seu livro sequer havia deixado o depósito, que as cópias da tiragem inicial do livro seguem intactas e nenhum exemplar havia saído para pontos de vendas físicos ou o carregamento da loja virtual responsável pela pré-venda.

Ou seja, as cópias que circulam não são oficiais. "A literatura brasileira é atacada de tantas formas. Um incidente desses nos deixa bastante chocados", declarou o escritor.

Leia abaixo comunicado da editora sobre a situação:

Nas últimas semanas, para a grande surpresa da editora Seguinte e do autor Pedro Rhuas, chegou a notícia de que exemplares físicos do livro O mar me levou a você, que só será lançado no próximo dia 30, foram desviados e estavam ilegalmente à venda em algumas cidades do país.

Estamos trabalhando intensamente para resolver essa situação e proteger a obra. Para isso, contamos com o apoio de nossos leitores para localizar exemplares desviados. Se você encontrar o livro à venda antes do dia 30 de agosto, pode não ser um exemplar legítimo.

Para ajudar na identificação dos exemplares vendidos de maneira lícita, vamos colar um selo de “venda autorizada” em toda a tiragem oficial de O mar me levou a você. Fique atento: se o livro não estiver com esse selo, desconfie e alerte a editora no e-mail sac@companhiadasletras.com.br.

Em respeito ao autor Pedro Rhuas, à editora Seguinte e aos leitores, contamos com o seu apoio e denúncia para reduzir os danos causados por essa prática ilícita. Você é parte fundamental dessa luta. Recuse qualquer forma de comércio ilegal. Vamos fortalecer a comunidade literária e garantir que os autores sejam reconhecidos e apoiados, permitindo que novas narrativas continuem a chegar até você.

Equipe Seguinte e Pedro Rhuas.


Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: livro, exemplares, editora