Ed Sheeran critica processos infundados de plágio após vitória em caso Shape Of You

06/04/2022 13h33


Fonte G1

 Imagem: Reprodução
de plágio após vitória em caso(Imagem:Reprodução)
Ed Sheeran disse que reivindicações "infundadas" de direitos autorais estão prejudicando a indústria da música. Ele ganhou um caso na Suprema Corte de Londres, nesta quarta-feira (6), sobre um refrão de seu hit de 2017 "Shape Of You".

Sheeran estava envolvido em uma batalha judicial com o artista de grime Sami Chokri, que atua como Sami Switch, e o produtor musical Ross ODonoghue. Eles argumentaram que um trecho de "Shape of You" havia sido copiado de sua música de 2015, "Oh Why".

"Embora estejamos obviamente felizes com o resultado, sinto que reivindicações como essa são muito comuns agora e se tornaram uma cultura em que uma reivindicação é feita com a ideia de que um acordo será mais barato do que levá-los ao tribunal, mesmo que não haja fundamento para a alegação", disse Sheeran em um vídeo postado no Twitter. "É realmente prejudicial para a indústria de composição", afirmou.

"Shape Of You" se tornou a música digital mais vendida em todo o mundo em 2017 e teve mais de 5,6 bilhões de visualizações no YouTube.

O juiz Antony Zacaroli concluiu que não havia provas de que Sheeran tivesse pensado em escrever o hit antes de outubro de 2016.

Ele disse que analisou os elementos musicais e concluiu que havia "evidências convincentes de que OW (Oh Why) Hook e OI (Oh I) Phrase se originaram de outras fontes e não de Oh Why.

"Estou convencido de que Sheeran não copiou subconscientemente Oh Why ao criar Shape, afirmou o juiz. Logo após o veredicto, Chokri postou um vídeo no Instagram de duas pessoas nadando no mar com a legenda: "Através do desespero, encontrei uma estrada instantânea para a gratidão." "Sou rico, de amor, amigos e família. Este é o começo, não o fim."

Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: shape, sheeran, m?sica