Duo Siqueira Lima toca Guinga, Marco Pereira, Paulo Bellinati e Sergio Assad

07/05/2022 11h17


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarDuo Siqueira Lima(Imagem:Divulgação)Duo Siqueira Lima
 
Em julho de 2001, a uruguaia Cecília Siqueira e o brasileiro Fernando Lima se conheceram e se afinaram no II Concurso Internacional de Violão de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, dividindo a primeira colocação na competição. Em 2002, os violonistas começaram a namorar e formaram o Duo Siqueira Lima.

Álbum gravado com produção musical de Alessandro Soares e disponível desde março no formato de CD, com capa em formato digipack, Violonístico celebra em 2022 os 20 anos de harmonia da dupla na música e na vida.

Já casados e reconhecidos no universo da música instrumental pela excelência técnica no toque do violão, Cecília e Fernando apresentam no disco 13 músicas compostas para o instrumento, com exceção do choro Café Vinillo, de Guinga. A maioria dos temas foi feita para o duo.

O repertório do álbum Violonístico inclui peça de autoria de Paulo Bellinati – Chacona, composta por oito movimentos interligados, bem no formato típico deste gênero musical – e a obra Cara e coroa, da lavra de Elodie Bouny, compositora francesa que morou no Brasil por onze anos.

O álbum abre com Ekatê, tema de acento africano, e fecha com Curupira, obra inspirada nas quadrilhas. Ambas as composições são de Marco Pereira, também autor do frevo Pererê.

Há ainda as suítes Três cenas brasileiras nº 2 (Sergio Assad) – formada pelos movimentos Introdução e calango, Ouro Preto e Congada de Chico Rei – e Sonata para dois violões, obra de João Luiz da qual o Duo Siqueira Lima toca os movimentos I (Ars rítmica), II (Xaxado) e IV (Assadiana).

Tópicos: obra, movimentos, formato