Duo Alacantos adentra a solidão de Marcelo Camelo em EP gravado com o cantor Leandro Tavares

23/02/2021 19h39


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliar?É para gente como o Leandro Tavares e a Roberta Campos cantar que eu componho?, exagerou Marcelo Camelo em entrevista publicada em fevereiro de 2009.  Cantor egresso de bandas ind(Imagem:Reprodução)
 “É para gente como o Leandro Tavares e a Roberta Campos cantar que eu componho”, exagerou Marcelo Camelo em entrevista publicada em fevereiro de 2009.

Cantor egresso de bandas indies como Emotipo e Os Napolitanos, Leandro Tavares se tornou amigo do artista carioca – projetado em 1999 como cantor e compositor da banda Los Hermanos – e, por isso mesmo, é o convidado natural do duo Os Alacantos no EP De Dentro da solidão.

Duo que está em cena desde 2016, formado pela cantora Laura Gabriela com o cantor, violonista e arranjador Tauã de Lorena, Os Alacantos aborda duas músicas de autoria de Marcelo Camelo no EP lançado na sexta-feira, 19 de fevereiro.

“Posso estar só, mas sou de todo mundo”, cantam em uníssono Laura, Leandro e Tauã em verso de Doce solidão (2008) – canção do primeiro álbum solo de Camelo, Sou (2008) – que adquire outro sentido em tempos de isolamento social.

Produzida por Tauã, a gravação de Doce solidão abre o EP na levada do violão de Leandro Tavares. Na sequência do disco, Do lado de dentro (2003) – lado B do terceiro álbum da banda Los Hermanos, Ventura (2003) – ganha solo vocal de Laura Gabriela em gravação de tom mais denso produzida por Edu Capello.

No fecho do EP, Doce solidão reaparece na gravação já ouvida na primeira faixa do disco, mas em remix produzido com o beat suave de Glau Tavares.

No todo, o trio invade o castelo de Marcelo Camelo com propriedade em EP cujos registros fonográficos escapam da seara do cover, expondo a sensibilidade do duo Os Alacantos, de Leandro Tavares e do próprio compositor hermano, cujo cancioneiro influenciou boa parte da música brasileira produzida no século XXI.