Diversidade da cultura gaúcha é celebrada no Galpão Crioulo deste sábado

14/11/2020 14h46


Fonte Globo.com

Imagem: DivulgaçãoMúsico Zulmar Benitez fez parte das atrações do Galpão Crioulo em homenagem ao Dia da Consciência Negra(Imagem:Divulgação)Músico Zulmar Benitez fez parte das atrações do Galpão Crioulo em homenagem ao Dia da Consciência Negra

O Galpão Crioulo deste sábado (14) reuniu grandes talentos da música e da arte gaúcha! Em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebramos a diversidade cultural e étnica do nosso estado em um programa especial.

Liliana Cardoso abriu a programação com versos que representam a luta por igualdade, no quadro Galpão Da Minha Vida. A artista é vencedora de centenas de prêmios e relembrou momentos marcantes da carreira aqui no Galpão Crioulo, além de declamar belas poesias.

Músicos de diversos cantos do Rio Grande do Sul se encontraram na roda de chimarrão virtual do quadro Galpão Em Casa. Luana Fernandes e Zulmar Benitez mostraram a intensidade da cultura gaúcha. E ainda tivemos a participação dos gaiteiros Paulo Siqueira e Carlinhos Steiner!

O quadro Sou do Sul relembrou a trajetória do músico Giba Giba. Ativista da cultura gaúcha, o artista era um fenômeno quando o assunto era tambor sopapo! Colecionou grandes destaques como o Prêmio Açorianos de Melhor Disco e Melhor Compositor, em 1993, e o reconhecimento de Cidadão Emérito de Porto Alegre. Iniciou sua carreira jovem, aos 12 anos e, até o seu falecimento, em 2014, foi um dos protagonistas da ligação afro-gaúcha. Revivemos os grandes momentos de Giba Giba em uma merecida homenagem.

O programa ficou em ritmo de festa no quadro Clipe No Galpão. César Oliveira & Rogério Melo deixaram a expectativa por dias melhores no clipe “Esperança e Fé”. Catherine Vergnes atravessou a fronteira do Uruguai para apresentar “Vamo vamo”. Grupo Som do Sul mostrou a beleza dos pagos do Rio Grande em “Gente Gaúcha e Cavalo”. E, Joca Martins animou a gauchada com o xote “No mundo do homem campeiro”. Finalizamos o Galpão Crioulo com uma homenagem a luta do povo negro com a canção “Escravo de Saladeiro”, na voz de Neto Fagundes.

Confira as últimas notícias sobre Cultura: florianonews.com/cultura
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: giba, homenagem, galp?o