Dia de Reis: com ouro líquido, porcelana de luxo ganha pintura inspirada na tradição do Reisado

06/01/2024 09h57


Fonte G1 PI

Neste sábado (6), a tradição católica celebra o Dia de Reis, uma expressão cultural religiosa com origem em Portugal que rememora a peregrinação dos Reis Magos para visitar o Menino Jesus. No Piauí, a médica Ana Cláudia Ferreira pintou em peças de porcelana os ícones relacionados ao Reisado para presentear a sua tia, pesquisadora do tema. O diferencial das peças é a porcelana de luxo e acabamentos pintados em ouro, que transformam as peças em verdadeiras joias.

Ana Cláudia contou que a tia, a historiadora Cecília Mendes, é amante da cultura e folclore do Piauí e sempre foi empolgada pela tradição das festas de Reisado do estado.

Após uma conversa sobre a festividade, a historiadora pegou um bloco de folhas, lápis de cor, pintou algumas figuras que representam a festa e deu para o irmão. As figuras chegaram até a médica, com o pedido para reprodução em porcelana de uma delas.

Porcelana de luxo ganha pinturas com tema do reisado

“Recebi uma mensagem perguntando se eu conseguiria reproduzir e eu disse que sim, foi assim que surgiu. Então ela me passou em PDF, sem a minha tia saber, e foi uma surpresa pra ela eu reproduzir na porcelana exatamente como ela desenhou”, disse Ana Cláudia.
A médica contou ainda que a ideia inicial era que fosse feito apenas um dos desenhos em um prato que seria exposto durante um evento.

“Ela me pediu para pintar algum personagem do Reisado da tia Cecília, escolha aí o mais colorido, mas aí eu pensei: não tem sentido eu pintar só um personagem do Reisado, eu vou pintar todos, fazer essa surpresa e mandar para ela. Aí pintei as 14 figuras que ela tinha feito e fiz essa coleção,” explicou a médica.

Hobby de luxo
Imagem: Layza Mourão/ g1 PIMédica Ana Claudia Ferreira pinta peças de porcelana com acabamento em ouro.(Imagem:Layza Mourão/ g1 PI)Médica Ana Claudia Ferreira pinta peças de porcelana com acabamento em ouro.

Ana Cláudia é ginecologista e obstetra, em Teresina, e contou que a pintura em porcelana surgiu em sua vida depois da pandemia de Covid-19, quando viu o anúncio do curso online e decidiu se inscrever.

A pintura entrou na sua vida como um hobby, sendo considerada uma válvula de escape para uma rotina de intensos atendimentos e plantões médicos. Porém, aos poucos, ela decidiu começar a vender o material produzido, já que o custo de produção é elevado.

"É tinta específica, pincel, só não o óleo de copaíba, que é nosso mesmo, lá da Amazônia. Mas é tudo importado, é pincel de pelo de cerdas naturais. Coloco ouro porque aquele douradinho nos pratos é ouro de verdade. Eu compro ele líquido e pinto, faço os detalhes e queima, e ele penetra no esmalte da porcelana" enfatizou.
Imagem: Layza Mourão/g1 PIMédica de Teresina pinta figuras de Reisado com acabamento em ouro em pratos de porcelana.(Imagem: Layza Mourão/g1 PI)Médica de Teresina pinta figuras de Reisado com acabamento em ouro em pratos de porcelana.

Encomendas

Após a exposição das 14 peças em um evento, Ana Cláudia contou que recebeu mais encomendas do trabalho e foi uma surpresa, pois a ideia inicial era apenas expor e homenagear a tia, apaixonada pelo tema do Reisado. Ela contou que pretende continuar produzindo a coleção enquanto houver pedidos.

“Eu pintei outra coleção de Reisado para dar de presente para minha tia, mas foi assim uma coisa de família mesmo, aí surgiu essa ideia de participar da feira com essa coleção e eu pintei outras para outras pessoas que me pediram. É uma coisa muito legal, você receber uma pessoa na sua casa, uma pessoa de fora, com o tema local do Reisado. Aí surge toda uma conversa interessante, culta e rica. A gente tem muita coisa bonita para mostrar” relatou.

Festa de Reis
Imagem: DivulgaçãoGrupo Reisado (Imagem:Divulgação)Grupo Reisado 

O professor de história Luis Paulo Moraes, que estuda Cultura e Folclore, contou que a festa de Reis tem como essência a cantoria à beira das portas, com jogos de palavras cantadas, danças e muitas brincadeiras.

"Essa prática pretende rememorar a peregrinação dos Reis Magos ao encontro do Menino Jesus. O reisado ocorre também a partir dos promesseiros, que é alguém que alcançou ou está pedindo por uma graça e reúne os cantadores e os tocadores" disse.

A festa surgiu em Portugal e alcançou regiões hispânicas. Em algumas regiões do Brasil, como no Piauí, o grupo conhecido como caretas, vestem roupas velhas, palhas e trapos. A figura de animais como boi, a burra (popularmente chamada como burrinha), e até mesmo o jaraguá também são elementos tradicionais da festividade.

Luis Paulo citou também que instrumentos musicais como violas, rabecas, sanfonas, pifes e flautas feitas em tabocas são utilizadas para realizar as cantorias de porta em porta.

"No Brasil, o Reisado passou a alcançar as regiões mais interioranas, ganhando suas peculiaridades. A essência ainda é mantida como a cantoria à beira da porta, porém as letras sofrem alterações conforme a região em que acontece. No Piauí é uma tradição até secular, de 24 de dezembro até o dia 6 de janeiro", explicou.

No Piauí, o historiador cita as festividades que acontecem nas cidades de Boa Hora, Demerval Lobão e a festa na comunidade quilombola Mata dos Morenos, em Regeneração.

"Esses três Reis, do meu ponto de vista, não deixam a desejar no sentido tradicionalismo, cultura, oralidade, religiosidade, então são expressões que dão de fato a cara do que é o tradicionalismo religioso do interior do Piauí", finalizou o professor.

Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: cultura, reisado, porcelana