Cultura Artística oferece o seu espaço no combate à pandemia

16/04/2020 09h03

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarCultura Artistica(Imagem:Reprodução)
O Cultura Artística ofereceu o seu novo teatro para o governo do Estado de São Paulo, em uma tentativa de ajudar nos esforços pelo combate contra o novo coronavírus.

“Somos uma entidade de 107 anos, que esteve presente em alguns dos principais momentos da vida da cidade. Nós nos entendemos como parte da comunidade em que estamos inseridos e nos pareceu importante fazer essa oferta”, explica o presidente do conselho de administração da entidade, Fernando Carramaschi.

O antigo Teatro Cultura Artística foi destruído em um incêndio em 2008. No ano passado, teve início sua reconstrução no mesmo local no centro da capital, a Rua Nestor Pestana. A primeira etapa já foi finalizada e a continuação da obra ainda não teve início, à espera de novos patrocínios – uma ampla campanha de arrecadação tem sido realizada pela entidade. Na segunda etapa, serão feitos os acabamentos do prédio e a instalação, por exemplo, de cadeiras, placas acústicas e sinalizações, entre outros elementos.

“Nossa primeira preocupação, antes de mais nada, foi consultar a construtora com relação a questões de segurança. E, com a garantia deles de que não há impedimento técnico, então nos sentimos livres para fazer a oferta ao governo”, diz Carramaschi.

O projeto novo mantém elementos do prédio original, como a fachada com o painel de Di Cavalcanti, e traz ideias novas com relação ao tamanho das salas de espetáculo, por exemplo. Outro destaque do novo prédio é a abertura para a Praça Roosevelt, que torna ainda mais forte o diálogo com a cidade e o entorno, com uma parede de vidros que permite observar, de dentro, o interior do teatro – e vice-versa.

Para Carramaschi, essa é uma área que poderia ser utilizada. “Imaginamos, por exemplo, que, pela localização do teatro, esse espaço pode ser ocupado por um centro de triagem de pacientes para hospitais. Mas essa é apenas uma sugestão que fazemos. Estamos abertos para ajudar no que as equipes de combate ao vírus considerarem fundamental. Isso é o mais importante agora.”

Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: teatro, entidade, exemplo