Chico Buarque reforça laços com a Itália ao cantar versão de Todo o sentimento com Nicolás Farrugg

17/03/2022 11h01


Fonte G1

 Imagem: Reprodução
Autor de outras versões em italiano do cancioneiro do compositor carioca, LaVia editou há oito anos o songbook Chico Buarque ? Canzoni, lançado simultaneamente com CD em que vários(Imagem:Reprodução)
Chico Buarque criou laços musicais com a Itália no período em que se exilou em Roma, entre 1969 e 1970. Além de ter várias músicas vertidas para o italiano por Sergio Bardotti (1939 – 2007), o cantor e compositor carioca gravou essas versões em 1969 em disco com arranjos de Ennio Morricone (1928 – 2020), Per un pugno di samba, álbum lançado na Itália em 1970 pela gravadora RCA-Victor e somente editado no Brasil em 2003, já no formato de CD.

Decorridos mais de 50 anos, a participação de Chico Buarque no quarto álbum do cantor, compositor e violonista Nicolás Farruggia – Poema livre, programado para 8 de abril pelo selo Cantores Del Mundo – reforça esses laços. Chico figura no quarto e último single do disco, Tutto il sentimento, agendado para chegar ao mundo digital em 25 de março, mas já disponível para audição na plataforma BandCamp.

Como o título já sugere, Tutto il sentimento é versão em italiano de Todo o sentimento, canção composta por Chico em parceria com o pianista Cristovão Bastos – autor da melodia que ganhou versos de Chico – e lançada pelo cantor há 35 anos no álbum Francisco (1987). A letra da versão em italiano foi escrita por Stefano LaVia, professor de musicologia na Università di Pavia, em Cremona.

Autor de outras versões em italiano do cancioneiro do compositor carioca, LaVia editou há oito anos o songbook Chico Buarque – Canzoni, lançado simultaneamente com CD em que vários artistas interpretavam algumas das 215 músicas de Chico vertidas e reunidas por LaVia no livro.

A Farruggia, coube dar voz justamente a Tutto il sentimento em abordagem elogiada por Chico. É justamente essa versão que, anos depois, Farruggia regrava, desta vez em dueto com o próprio Chico Buarque.

A gravação do dueto foi feita no estúdio Sobrado Boemia, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), com arranjo vocal de Gibran Helayel e produção musical de Gabriel Ruiz. Único instrumento do fonograma, o violão foi arranjado e tocado pelo próprio Nicolás Farruggia, artista nascido na Argentina, criado na Itália e atualmente radicado em Lisboa, tendo se tornado cidadão musical do mundo por ter estudado guitarra clássica entre os Estados Unidos e a Inglaterra, além de ter vivido um tempo no Brasil.