Central de Artesanato Mestre Dezinho recebe Feirinha Verde neste sábado (16)

15/12/2023 10h45


Fonte Governo do Piauí

A Central de Artesanato Mestre Dezinho recebe, neste sábado (16), a penúltima edição deste ano da Feirinha Verde. O evento que ocorre desde 2021, de forma itinerante, costuma reunir dezenas de microempreendedores, artesãos e produtores sustentáveis para a comercialização dos seus produtos e será realizada das 8h às 14h.

A feira contará com a participação de 123 artesãos que terão a oportunidade de expor e comercializar seus produtos proporcionando uma experiência única aos visitantes dentro da Central de Artesanato Mestre Dezinho.

A Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), em parceria com a Feirinha Verde, busca promover a movimentação da economia artesanal e incentivar a retomada de eventos no local.

O projeto faz parte do novo calendário de eventos dentro da Central de Artesanato Mestre Dezinho, que estima receber ,em 2024, pelo menos um evento ao mês, assim como também promovê-los para o desenvolvimento da comunidade artesanal. Este calendário proporciona aos artesãos locais, oportunidades contínuas de comercialização durante o ano, a fim de fortalecer a posição da Central como um polo cultural e de riqueza da produção artesanal.

Para o superintendente do Artesanato Piauiense, Ícaro Machado, a Sudarpi desempenha um papel fundamental nesse evento. “Destacando o compromisso com o desenvolvimento econômico e social que o artesanato possui, incentivando a cultura, o empreendedorismo e o turismo local”, frisou.
Imagem: DivulgaçãoA feira contará com a participação de 123 artesãos que terão a oportunidade de expor e comercializar seus produtos das 8h às 14h.(Imagem:Divulgação)A feira contará com a participação de 123 artesãos que terão a oportunidade de expor e comercializar seus produtos das 8h às 14h.

Segundo a organizadora da Feira Verde, Irenildes Batista, a ideia é reunir os pequenos produtores da economia criativa e ao mesmo tempo ocupar os espaços públicos. “Estamos em parceria com a Sudarpi que é algo muito positivo não só com a venda dos produtos da feirinha, mas também como uma forma de divulgação dos nossos produtos, do talento do nosso povo que, a cada dia, temos percebido que tem criado esse movimento diferenciado. A Central é um espaço maravilhoso que tem tudo a ver com a Feirinha Verde e com o que a gente prega”, finaliza.

Além dos feirantes, haverá também atrações musicais, recreação, praça infantil, gastronomia e a Quitanda da Agricultura Familiar, que é um projeto da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) que busca estimular a comercialização do que é produzido nas hortas comunitárias, associações e demais entidades.

A Sudarpi irá promover a emissão da Carteira Nacional do Artesão para aqueles que ainda não possuem. A carteira que é a identificação do artesão é válida em todo o território nacional e oferece ao artesão benefícios como a participação de feiras de artesanatos nacionais e internacionais; possibilidade de participação em oficinas e cursos de artesanato e a isenção de ICMS na comercialização de produtos.

Confira as últimas notícias sobre Cultura: florianonews.com/cultura
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: evento, artesanato, sudarpi