Carlinhos Brown rebobina cancioneiro autoral em trilogia de álbuns ao vivo

07/02/2021 13h18


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarHá também composição mais recente ? como Sair pra vencer (2020), gravada com Luiz Caldas para o Carnaval do ano passado ? e sucessos da Timbalada, banda calcada no som do instrumen(Imagem:Reprodução)
  Um dos mais importantes compositores do universo afro-pop-baiano, Carlinhos Brown ainda não foi reconhecido na medida da importância da contribuição que tem dado para a música do Brasil – talvez por sempre ter estado primordialmente associado ao preconceituosamente minimizado mundo da axé music.

Editada pelo selo Candyall Music, a trilogia de álbuns revisionistas Umbalista – nos quais o artista soteropolitano rebobina o cancioneiro autoral em registros ao vivo que reproduzem áudios de lives – oferece boa oportunidade para reouvir e redimensionar o repertório de Brown, exímio percussionista que se lançou em carreira solo nos anos 1990 com o álbum Alfagamabetizado (1996).

No mercado fonográfico desde sexta-feira, 5 de fevereiro, o álbum Umbalista – Verão sucede o primeiro disco da trilogia, Umbalista, lançado em agosto de 2020 com dez músicas captadas na transmissão da live também intitulada Umbalista e feita pelo artista em 13 de junho de 2020 no estúdio Ilha dos Sapos, mantido por Brown na cidade natal de Salvador (BA).

Com 11 músicas, o álbum Umbalista – Verão reproduz o áudio da homônima live feita em 13 de dezembro de 2020, novamente no próprio estúdio. Brown assina a direção musical e a produção musical do disco, com a colaboração (na produção) de Thiago Pugas.

Umbalista – Verão abre com Selva branca (1987) – parceria de Brown com Vevé Calazans (1947 – 2012) lançada em disco pela banda Chiclete com Banana – e inclui Meia lua inteira (1989), música que projetou Brown em escala nacional ao ser apresentada ao Brasil por Caetano Veloso no álbum Estrangeiro (1989).

Há também composição mais recente – como Sair pra vencer (2020), gravada com Luiz Caldas para o Carnaval do ano passado – e sucessos da Timbalada, banda calcada no som do instrumento de percussão timbale e criada por Brown em 1991, em Salvador (BA), em trabalho de importância social e musical.


Tópicos: musical, brown, umbalista