Caetano, Daniela Mercury e Wagner Moura devem participar de audiência em comissão da OEA sobre

14/12/2021 16h38


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarCaetano, Daniela Mercury e Wagner Moura(Imagem:Reprodução)Caetano, Daniela Mercury e Wagner Moura

Caetano Veloso, Gilberto Gil, Daniela Mercury e Wagner Moura devem participar nesta terça-feira (14), a partir das 18h, de uma audiência pública em uma comissão da Organização dos Estados Americanos (OEA) para discutir denúncias de censura no Brasil.

O evento, organizado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão independente da entidade, foi um pedido do Movimento Brasileiro Integrado pela Liberdade de Expressão Artística (Mobile).

Na audiência, os artistas vão compartilhar com a comissão suas "experiências e reflexões sobre as violações de liberdade de expressão artística em curso no Brasil".

O Mobile é formado pelas organizações Artigo 19, 342 Artes, LAUT, Rede Liberdade, Mídia Ninja, Movimento Artigo Quinto e Samambaia Filantropias.

O movimento "surgiu como uma reação ao quadro de crescente de censura e autoritarismo contra o setor cultural brasileiro e desenvolveu uma plataforma para mapear e acolher denúncias de artistas e profissionais que tiveram seus trabalhos censurados e casos de desmonte da política de cultura no avanço do autoritarismo no país".

Segundo dados do movimento, mais de 170 casos já foram registrados na plataforma desde 2019 e cerca de 30% dos casos registrados "está vinculado a expressões de gênero e/ou raça e/ou orientação sexual ou possuem motivações religiosas e/ou morais. Além disso, cerca de 67% das ocorrências têm origem em medidas do governo federal".

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook