Boca Livre ganha indicação ao Grammy 2023 por álbum com artista panamenho Rubén Blades

16/11/2022 15h01


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoBoca Livre ganha indicação ao Grammy 2023(Imagem:Divulgação)Boca Livre ganha indicação ao Grammy 2023

Na teoria, o quarteto carioca Boca Livre ainda está oficialmente em atividade. Na prática, trata-se de grupo inativo em cena e formado somente por Maurício Maestro (voz, baixo, violão e arranjos) – detentor da marca – desde que, em janeiro de 2021, Zé Renato (voz e violão), Lourenço Baeta (voz, violão e flauta) e David Tygel (voz e viola caipira) se desligaram do Boca Livre por divergências políticas com Maestro.

Por isso mesmo, a primeira indicação do Boca Livre ao Grammy pode soar como póstuma dependendo do entendimento de cada um sobre os (des)caminhos do grupo.

Sim, o nome do quarteto figura na lista de indicados ao Grammy 2023, divulgada ontem, 15 de novembro. O nome do Boca Livre está lá na categoria 42, Best latin pop álbum. Melhor álbum de pop latino, em bom português.

O grupo concorre ao Grammy 2023 por Pasieros, álbum em espanhol gravado com Rubén Blades, cantor, compositor e músico panamenho que sobressaiu no mercado de língua hispânica, na década de 1970, ao renovar a salsa e ao apresentar lírico cancioneiro autoral comprometido com a luta em favor da liberdade e da democracia no continente latino-americano.

O disco Pasieros foi gravado pelo grupo com Blades em 2011, mas somente foi lançado em 20 de maio de 2022, o que credenciou o álbum a concorrer ao Grammy 2023.

Também editado em versão em português intitulada Parceiros, com oito das onze faixas do disco original em espanhol, o álbum Pasieros foi gravado com músicos brasileiros como o pianista João Carlos Coutinho, o baixista Jorge Helder, o acordeonista Chiquinho Chagas, o trompetista Jessé Sadoc, o violoncelista Iura Ranevsky, o cavaquinhista Wanderson do Cavaco, os bateristas Pantico Rocha e Robertinho Silva e os percussionistas Marcelo Costa, Marcos Suzano e Marçalzinho.

Tópicos: grupo, grammy, ?lbum