Big Brother: como o conceito de George Orwell aparece na cultura pop

30/01/2020 07h20


Fonte Revista Galileu

Apesar de ser um famoso reality show no Brasil e no mundo, o verdadeiro Big Brother tem sua origem na literatura. Ele é uma das premissas do livro 1984, do escritor britânico George Orwell. No romance, o personagem do Grande Irmão é o líder supremo do cenário (a fictícia Oceânia) que controla toda a população.

Na história, todos os cantos públicos e privados estão ligados às “teletelas”, uma espécie de câmera capaz de monitorar, gravar e espionar a intimidade da sociedade — assim como acontece na casa do Projac, que abriga todo ano os participantes do reality.

Escrita no século 20, a obra reflete uma crítica ao totalitarismo, já que os moradores não poderiam, de forma alguma, contestar o sistema criado pelo regime. Com o slogan “O Grande Irmão está de olho em você", 1984 tem como protagonista Winston Smith, um funcionário do governo que tem como função falsificar registros históricos, a fim de moldar o passado de acordo com os interesses tirânicos. Ao longo da ficção, o leitor se depara com o desafio do herói na luta contra a opressão.

Após grande sucesso, o livro inspirou outras narrativas que pautam o dia a dia de pessoas que estão sendo vigiadas. Confira algumas refências à obra na cultura pop:

1. O Show de Truman

O longa norte-americano é de 1998 e dirigido por Peter Weir. Protagonizado por Jim Carrey, o filme conta a vida de Truman Burbank, um agente de seguros que não sabe que, desde pequeno, está vivendo em uma realidade simulada por um programa da televisão, transmitido 24 horas por dia para pessoas ao redor do mundo.

Até sua cidade, Seahaven, é um cenário fictício povoado por atores e a equipe do programa, permitindo que Christof, o produtor do reality, controle todos os aspectos da vida de Truman, até o clima e seus possíveis sentimentos. Entretando, a saga não sai como esperado e Truman sente o desejo de escapar.

2. The Circle

O novo reality show da Netflix é simples: oito pessoas que moram em um complexo de apartamentos, isoladas umas das outras, são capazes de se comunicar apenas através de uma plataforma de mídia social — o "Círculo".

O desafio é que os participantes podem mentir e omitir informações na corrida pelo prêmio de US$ 100 mil, ou seja, ninguém sabe quem está mentindo ou falando a verdade. A série aborda um fenômeno social muito comum na atualidade: as formas imprevisíveis e previsíveis de como nos comportamos nos espaços on-line.

3. Jogos Vorazes

A série de filmes norte- americana é baseada nos livros homônimos da autora Suzanne Collins. Na distopia, 12 distritos são controlados pela Capital, que os força a escolher anualmente um garoto e uma garota para competir em um evento televisionado.

Toda a população assiste aos jogos, nos quais os jovens lutam até a morte, de modo que apenas um sai vitorioso. O evento, completamente monitorado, visa manter o poder do governo. Porém, dois jovens — Katniss e Peeta — entram no jogo e preparam um desafio contra o sistema. O longa, apesar de distópico, trata de temas como desigualdade social, manipulação da mídia, autoritarismo e revoluções.

4. White Bear, episódio de Black Mirror

White Bear é o segundo episódio da segunda temporada da série de ficção científica Black Mirror. A trama gira em torno de uma mulher, Victoria Skillane, que não se lembra quem é ao acordar em um lugar onde quase todos são controlados por um sinal de televisão.

Quando sai de casa, ela nota que várias pessoas a filmam e fotografam com seus celulares, mas ignoram seus pedidos de socorro. A partir daí, Victoria vai em busca do que está "hipnotizando" a população para tentar fazer com que tudo volte ao normal.

5. Bad Wolf, episódio da série Doctor Who

O décimo segundo episódio da primeira temporada da série Doctor Who mostra a aventura dos personagens Doutor, Rose e Jack, presos em versões futuristas e mortais de reality shows, como Big Brother, Esquadrão da Moda e The Weakest Link. Na série, esses programas são retratados não só como instrumentos de alienação, mas como veículos que despertam a ganância, a rivalidade e a vaidade.

Confira as últimas notícias sobre Cultura: florianonews.com/cultura
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: reality, pessoas, desafio