Ana Mametto vai do minimalismo ao épico ao ecoar a resiliência do povo negro no EP "Firmamento"

16/06/2023 15h34


Fonte G1

Imagem: Flora NegriAna Mametto canta músicas inéditas de Altay Veloso e Saul Barbosa (em parceria com Jorge Portugal)(Imagem:Flora Negri)Ana Mametto canta músicas inéditas de Altay Veloso e Saul Barbosa (em parceria com Jorge Portugal)

Atriz e cantora de voz ardente, Ana Mametto atiçou o fogo sagrado do repertório afro-brasileiro no primeiro álbum da artista baiana, Saudação (2020).

Decorridos três anos, Mametto bisa a parceria com o pianista Yacoce Simões, produtor musical e arranjador do disco anterior e do EP, Firmamento, que chega ao mundo hoje, 16 de junho, com quatro músicas e com capa que expõe a intérprete em expressiva foto de Flora Negri.

Firmamento ecoa a resiliência do povo negro através dos séculos, sobretudo na faixa-título. De autoria de Altay Veloso, a música Firmamento carrega a ancestralidade da tradição afro-brasileira nos vocais-lamentos do próprio Altay – densos adornos para o canto quente de Mametto – e nos versos que contam como os africanos trouxeram para o Brasil, através dos mares, as yabás, orixás femininos que povoam crença afro-brasileira baseada no sincretismo forçado pela opressão dos negros escravizados.

Com destaque inicial para o piano minimalista de Yacoce Simões, o arranjo de Firmamento evolui para o épico ao abrir espaço para as cordas e, na sequência, para os tambores que embasam a música africana.

Na sequência, a gravação do afro-samba Canto de Ossanha (Baden Powell e Vinicius de Moraes, 1966) parte da aura clássica do piano de Yacoce para chegar à batida do samba-reggae e ao toque do violão de Marcel Powell, herdeiro artístico do pai, Baden Powell (1938 – 2000), compositor do tema.

Parceria de Saul Barbosa com Jorge Portugal (1956 – 2020), inédita em disco, Toada do mar procura mergulhar no universo poético de Dorival Caymmi (1914 – 2008), uma das referências da discografia de Ana Mametto. Com o toque clássico da St. Petersburg Studio Orchestra, a gravação da canção mixa a sonoridade das cordas da música de câmara com elementos das culturas nordestina e oriental, integrando o triângulo e a zabumba com a tabla, instrumento indiano de percussão. A mistura soa harmônica.

As cordas da orquestra também encorpam o ijexá Estrela cintilante (Yacoce Simoões), música de tonalidade mais romântica que compõe bem o lote de faixas deste ótimo Firmamento, EP ardente e coerente com a trajetória de Ana Mametto.

Confira as últimas notícias sobre Cultura: florianonews.com/cultura
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: cordas, mametto, firmamento