Álbum inédito do grupo Som Imaginário, gravado em 1976, sai em junho em LP, CD e edição digital

14/04/2023 15h34


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoÁlbum inédito do grupo Som Imaginário, gravado em 1976, sai em junho(Imagem:Divulgação)Álbum inédito do grupo Som Imaginário, gravado em 1976, sai em junho

Grupo criado em 1970 no Rio de Janeiro (RJ) para acompanhar Milton Nascimento no show Milton Nascimento, ah, e o Som Imaginário, apresentado pelo cantor naquele ano, Som Imaginário ganhou vida própria, tendo legado três álbuns editados entre 1970 e 1973 com som que triturou influências da onda psicodélica dos anos 1960 e do rock progressivo da década de 1970 em mistura de rock, folk, jazz e MPB.

A novidade é que, em 2 de junho, a discografia do Som Imaginário ganha um quarto álbum, Banda da Capital, até então inédito. Trata-se de registro de show apresentado pelo grupo no Colégio Marista, em Brasília (DF), em 4 de outubro de 1976 para celebrar o Dia da Natureza.

Com lançamento viabilizado pelo selo inglês Far Out Recordings nos formatos físicos de LP e CD, além da edição digital, o álbum Banda da Capital alinha oito músicas extraídas da apresentação brasiliense do Som Imaginário, então formado por Fredera (guitarra, violão e vocais), Jamil Joanes (baixo), Nivaldo Ornelas (saxofone e flauta), Paulinho Braga (bateria e percussão) e Wagner Tiso (órgão e piano elétrico).

Pela ordem do disco, o repertório do álbum Banda da Capital é formado pelos temas Rádio Guarany (Paulinho Braga e Nivaldo Ornelas), Xá-Mate (Nivaldo Ornelas), A igreja majestosa (Nivaldo Ornelas e Wagner Tiso), Os cafezais sem fim (Wagner Tiso), Armina (Wagner Tiso), Banda da Capital (Nivaldo Ornelas e Wagner Tiso), Sábado (Fredera, 1970, com a voz de Fredera) e Imaginados (Jamil Joanes).

Além das oito faixas captadas em Brasília (DF), o disco Banda da Capital abarca duas músicas – a recorrente Armina (Wagner Tiso) e a então inédita Manuel, o audaz (composição de Toninho Horta que somente seria gravada oficialmente pelo artista em 1980) – extraídas de show feito pelo Som Imaginário um ano antes, em 6 de outubro de 1975, no Museu de Arte Moderna, na cidade natal do Rio de Janeiro (RJ).

Com capa que expõe arte de Alessandro Renaldin, o álbum Banda da Capital foi masterizado por Frank Merritt no estúdio The Carvery, em Londres, Inglaterra.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: banda, ?lbum, imagin?rio