9 séries, filmes e livros de 2019 para conhecer antes que o ano acabe

11/12/2019 17h09


Fonte Revista Galileu

Este foi mais um ano dominado principalmente pelos serviços de streaming, que além de continuarem na concorrência acirrada pela produção de conteúdo original, viram surgir novos concorrentes (Apple TV+ e Disney+ estão entre os principais).

Mas nem só de séries vivem os humanos modernos: em 2019 houve também bons lançamentos de filmes e livros. Aqui estão alguns que você precisa conhecer antes que o ano acabe:

Inacreditável

O título é sem dúvida a melhor palavra para definir a trajetória da norte-americana Marie Adler, que é retratada na série. Vítima de um estupro, teve sua história questionada pela polícia e enfrenta acusações de falso testemunho.

O caso só avança anos mais tarde, quando duas detetives assumem a investigação. Além do enredo envolvente, as atuações estão impecáveis.

Good Omens

Criada pelo escritor de ficção científica Neil Gaiman, foi uma das maiores apostas da Amazon Prime Video para 2019. Os seis episódios seguem o anjo Aziraphale e o demônio Crowley enquanto tentam impedir a vinda do anticristo e, com ele, a batalha final entre o céu e o inferno.

A série gerou polêmica entre a comunidade cristã, com um grupo inclusive fazendo uma petição para que fosse cancelada na Netflix (embora o serviço de streaming não tenha qualquer envolvimento com a série).


Chernobyl

O drama da HBO conta a história por trás do maior acidente nuclear da história – e dos homens e mulheres que agiram para minimizar os danos catastróficos da explosão. A produção recebeu 19 indicações ao Emmy Awards, o Oscar da TV americana, e venceu nas categorias de "Melhor Minissérie", "Melhor Direção" e "Melhor Roteiro”.

Era uma Vez em… Hollywood

O filme mais recente de Quentin Tarantino é basicamente uma carta de amor a Hollywood. Anunciado como “o filme de Tarantino sobre os crimes cometidos pela seita de Charles Manson” é, na verdade, a história de um ator decadente de filmes de western e seu dublê.

Se não for pelo enredo, assista pelo elenco: Brad Pitt, Leonardo DiCaprio, Margot Robbie dão show como protagonistas, e há ainda a participação de Timothy Olyphant, Dakota Fanning, Bruce Dern e Al Pacino.

O suspense sul-coreano foi uma das melhores surpresas do ano. Com uma construção perturbadora, o diretor Bong Joon-ho usa a história de uma família desempregada que bola um plano para se infiltrar em uma família burguesa para fazer uma crítica social cheia de sarcasmo.

Há críticos que falam em uma possível indicação ao Oscar — talvez seja exagero, visto que a Academia não costuma incluir filmes estrangeiros na categoria principal, mas não seria injusto.

Coringa

O filme de suspense psicológico baseado no personagem da DC Comics conta a história da origem do personagem. A interpretação de Joaquin Phoenix é um dos pontos mais altos do longa, que recebeu quatro indicações ao Globo de Ouro.

Máquinas como eu: E gente como vocês


Primeiro romance de ficção científica do escritor inglês Ian McEwan, antecipa os conflitos éticos que podem nascer da relação entre humanos e robôs. Para tanto, volta a uma distopia situada em 1982 na qual a Grã-Bretanha perde a Guerra das Malvinas, a primeira-ministra Margareth Thatcher tem o poder desestabilizado ao ser desafiada pelo líder de esquerda, Tony Benn, e o matemático Alan Turing vive sua homossexualidade plenamente. Suas invenções permitem não só a disseminação da internet, mas a criação dos primeiros humanos sintéticos. Nesse universo vivem Charlie, Miranda e Adão, o robô que divide a vida com o casal.

Os Testamentos


Após o sucesso da adaptação de O conto da Aia para a TV, a canadense Margaret Atwood presenteou os leitores com uma continuação da história. Mesmo após tentativas de insurgência, o regime de Gilead permanece firme após 15 anos. Nesse contexto, a vida de três mulheres diferentes convergem, e o encontro pode ter consequências importantes.

Prólogo, ato, epílogo: Memórias

A autobiografia de Fernanda Montenegro marca os 90 anos desta que é considerada uma das maiores atrizes brasileiras. As memórias fazem um balanço da vida profissional (são mais de 70 anos em atividade) e da vida pessoal.

Tópicos: filme, séries, livros