7ª Semana Estadual de Dança (Seda) inicia no dia 17 de abril

11/04/2024 18h05


Fonte Governo do Piauí

A Semana Estadual de Dança do Piauí, a Seda, chega, em 2024, à sua sétima edição como um dos principais festivais de dança do estado. Este ano, o evento será realizado, de 17 de abril a 25 de maio, com ações na Escola Estadual de Dança Lenir Argento, Biblioteca Pública Cromwell de Carvalho, Theatro 4 de Setembro e mais 10 escolas da rede pública de ensino.

O evento surgiu da necessidade de criação de novos contextos voltados para a formação artística na dança. Além disso, a Seda acontece como ferramenta e contexto para a produção de novos conhecimentos, promovendo ambientes de diálogos e de trocas de experiências, além de contribuir com a formação de novos públicos de dança e arte.

“Por conta do patrocínio que conquistamos via Lei Paulo Gustavo, tivemos a possibilidade de crescer em dimensão e proporção. Recursos destinados à cultura permitem que eventos como a Seda se estabeleçam como ação efetiva de grande importância em nosso Estado e cidade, permitindo que a cena da dança se expanda e alcance outras cidades do Piauí e do Brasil. A Seda promove a geração de emprego e renda, a circulação de obras artísticas e a divulgação de novos profissionais da cidade.” afirma o diretor-geral e artístico da Seda, Datan Izaká.
Imagem: DivulgaçãoO evento surgiu da necessidade de criação de novos contextos voltados para a formação artística na dança.(Imagem:Divulgação)O evento surgiu da necessidade de criação de novos contextos voltados para a formação artística na dança.

Em 2024, a Seda possui uma programação orientada em cinco eixos de atuação: Eixo I – Oficinas e Palestras; Eixo II – Semana de Dança na Escola - Apresentações em Escolas da Rede Pública; Eixo III – Mostra Coreográfica; Eixo IV – Mostra de Espetáculos Convidados; Eixo V – Mostra Competitiva.

Toda a programação é gratuita, com retirada de ingressos 1h antes de cada apresentação, podendo ser solicitada a doação de 1kg de alimento para os dias de apresentações no Theatro 4 de Setembro, a serem doados para instituições filantrópicas de Teresina, como o Lar da Esperança.

A programação conta com apresentações, oficinas, palestras e momentos de conexão com a dança protagonizada pelos artistas piauienses, e cumpre seu propósito de proporcionar a um público amplo o acesso ao movimento de dança no Piauí. A programação completa pode ser acompanhada nas redes sociais da Seda (@seda.piaui) e da Secult (@cultura.pi).

A Seda é financiada com recursos da Lei Paulo Gustavo, edital Totó Barbosa, Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e governo federal.

Tópicos: eixo, programa??o, seda