7 referências nerds no desfile da Águia de Ouro, campeã do Carnaval de SP

28/02/2020 14h37


Fonte Revista Galileu

Imagem: Águia de Ouro/FacebookCom enredo sobre educação, ciência e conhecimento, Águia de Ouro conquistou sua primeira vitória no carnaval de São Paulo.(Imagem:Águia de Ouro/Facebook)Com enredo sobre educação, ciência e conhecimento, Águia de Ouro conquistou sua primeira vitória no carnaval de São Paulo.

Pela primeira vez a escola de samba Águia de Ouro se tornou campeã do Carnaval paulista. Com o enredo "O Poder do Saber – Se saber é poder… Quem sabe faz a hora, não espera acontecer", ela trouxe marcos da ciência, fatos históricos e referências nerds para dentro do Sambódromo do Anhembi.

De dinossauros a bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki, relembre alguns momentos do desfile da campeã:

1. Pré-história

Com o intuito de abordar toda a evolução do planeta e da humanidade, a escola de samba dedicou sua primeira ala e carro alegórico à pré-história. Foliões conduzindo bonecos de dinossauros e pterodáctilos invadiram o Anhembi junto com um carro alegórico que, com muitos fósseis, reproduzia um fantasioso ambiente primitivo. Invenção do fogo e da roda por nossos ancestrais também foi uma das referências da escola.

2. Antigo Egito

Com importantes invenções para o desenvolvimento da agricultura, os egípcios não podiam faltar na história reproduzida no desfile da escola. Pioneiros nas técnicas de arado e irrigação, o povo ainda foi responsável pela criação de um calendário solar, relógios e uma das primeiras linguagens escritas, além de construir as icônicas pirâmides.

3. Santos Dumont

Já em tempos modernos, o mineiro Santos Dumont foi relembrado pela invenção do 14-bis. Em 12 de novembro de 1906, o brasileiro conhecido como "pai da aviação" fez o primeiro voo com o veículo em Paris, pelo qual recebeu diversos prêmios.

4. Albert Einstein

Outra personalidade que não foi esquecida no desfile foi Albert Einstein. Sua famosa fórmula da equivalência massa–energia estava presente em uma lousa de carro alegórico. E = mc² demonstra-se que a energia é igual à massa multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz. A fórmula, considerada uma das mais populares da história, mostra que massa e energia são “manifestações diferentes da mesma coisa”, como afirma Einstein.

5. Bomba atômica

Convidados pela escola de samba, descendentes de imigrantes japoneses participaram da apresentação do carro alegórico sobre as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki. A alegoria buscou fazer com que as pessoas refletissem sobre como o conhecimento pode ser usado para fins negativos.

A temática também tem uma estreia relação com a equação formulada por Einstein.

"O problema do homem não está na bomba atômica, mas no seu coração", afirmou o cientista. Poucos meses antes dos ataques à Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945, a revista americana Time publicou uma edição com o rosto de Albert Einstein estampado na capa, bem como a imagem da explosão de uma bomba com a fórmula E = mc² escrita dentro dela. A publicação afirmava que apesar de não ter trabalhado diretamente na bomba atômica, ele estava relacionado à bomba de duas maneiras: foi sua iniciativa que fez com que os Estados Unidos começassem a pesquisar sobre a arma e foi a equação (a mesma da capa) que fez com que a bomba fosse possível.

O cientista de fato ajudou outros cientistas a formular uma carta ao presidente Roosevelt a respeito do poder do urânio, mas nunca chegou a trabalhar diretamente no projeto da bomba.

6. Harry Potter

O bruxinho Harry Potter e o diretor de Hogwarts Alvo Dumbledore viraram fantasia de Carnaval no desfile. Outros obras da literatura também apareceram no carro alegórico que personficou o poder do livros, como O Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato, e dos textos de Shakespeare.

7. Futuro (sustentável) da tecnologia

Com otimismo, a escola encerrou sua apresentação com uma ala sobre tecnologia, retratando a criação e uso de robôs e todo ela pode ser um caminho sustentável para o futuro da humanidade.


Confira as últimas notícias sobre Cultura: florianonews.com/cultura
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: desfile, escola, samba