5 histórias de ficção científica ou fantasia com temática natalina

21/12/2019 10h56


Fonte Revista Galileu

Imagem: Divulgação5 histórias de ficção científica ou fantasia com temática natalina(Imagem:Divulgação)

De histórias clássicas o Natal está cheio: há desde Um Conto de Natal, de Charles Dickens, um dos livros que mais renderam adaptações e releituras natalinas, até histórias de autores bestsellers da atualidade, como Esquecer o Natal, de John Grisham.

Mas, se você já leu todos, ou simplesmente quer sacudir um pouquinho as histórias natalinas sem sair do clima, confira algumas obras de ficção científica e fantasia com a temática:

1. Natal em Ganimedes, de Isaac Asimov

Publicado no Brasil na coletânea O Futuro Começou, de 1972, o conto foi escrito em 1940 e é situado na lua de Júpiter que dá nome a ele. Na história, o satélite é habitado por uma raça nativa chamada de ossies. Mas há também um assentamento humano financiado por uma empresa que usa mão de obra ossie e, quando um dos humanos resolve contar aos ossies sobre o Papai Noel, uma crise se instala no planeta.

Eles exigem uma visita do Bom Velhinho, e se recusam a trabalhar até que ela aconteça. Tudo é resolvido de forma improvisada e parece um sucesso, até que os ossies decidem exigir uma visita do Noel todo ano — o que corresponde a sete dias terrestres.

2. Nosferatu, de Joe Hill

A obra de terror de 2013 evoca o Natal, ao mesmo tempo que não é sobre o feriado. Nela, Victoria McQueen tem o dom de atravessar a ponte de um bosque e chegar de bicicleta a qualquer lugar do mundo para encontrar coisas perdidas. Já Charles Manx tem um carro Rolls-Royce que lhe permite levar crianças a um terrível parque de diversões, a Terra do Natal.

Um dia, Victoria sai atrás de encrenca e encontra Charlie. Mas ela consegue escapar — única criança a conquistar tal feito. Já adulta, tenta esquecer o ocorrido, mas Charlie só vai descansar quando tiver conseguido se vingar. O livro ganhou adaptação para a TV em uma série que estreou este ano.

3. Papai Noel, Vida e Aventuras, de L. Frank Baum

Mais para o lado da fantasia do que ficção científica, o livro foi escrito pelo criador de O Mágico de Oz, que decidiu explicar a origem do Papai Noel. Não só: ele responde a várias perguntas que circundam o Natal, como de onde vem o costume para colocar meias para receber presentes, da árvore de Natal, as renas… Tudo de forma mágica e criativa característica de L. Frank Baum.

4. A Estrela, de Arthur C. Clarke

É um conto de natal bem inusitado, para não dizer trágico e dramático. Lançado em 1956, se desenrola depois de uma expedição a uma estrela transformada em supernova. Ao observarem o astro, os expedidores percebem um planeta com vestígios de uma antiga civilização. Um padre que participava da expedição se impressiona com a civilização e presume que se tratava de seres pacíficos que tiveram um destino cruel. Sua compaixão se transforma em desespero quando descobre que a estrela que explodido era a estrela de Belém, que anunciou o messias no qual ele acreditava e, ao mesmo tempo, destruiu uma espécie inteligente.

5. Cartas do Papai Noel, J. R. R. Tolkien

Por 23 anos, os filhos do escritor receberam envelopes misteriosos com um selo do Polo Norte. As cartas, que pareciam escritas pelo próprio Papai Noel, descreviam experiências do Bom Velhinho por lá, com uma criatividade que só o autor de O Senhor dos Anéis seria capaz de ter. Tolkien manteve o segredo de 1920 a 1943, depois reuniu todas as cartas neste livro.

Tópicos: livro, papai noel, conto