4 filmes de ficção científica situados em 2020

02/01/2020 11h47


Fonte Revista Galileu

O tempo passa e, de repente, o futuro imaginado pelo cinema se torna o nosso presente. Selecionamos alguns filmes de ficção científica que são situados em 2020. Veja e descubra se algum deles tem a ver com nossa realidade atual!

V de Vingança
O filme que estreou em 2006 é uma adaptação da série de quadrinhos homônimos e se passa em uma sociedade distópica no fim da década de 2020. O mundo está em crise e em guerra, e os Estados Unidos não são mais uma superpotência por causa de uma guerra civil. O Reino Unido, onde a história é situada, é comandado por um regime fascista e totalitário, no qual opositores políticos e homossexuais são enviados para campos de concentração. Na luta pela liberdade, um vigilante, conhecido como V, usa táticas terroristas e máscaras de Guy Fawkes (um dos líderes de uma conspiração de 1605 que pretendia explodir o Parlamento inglês) para enfrentar os opressores.

Missão: Marte
O filme lançado em 2000 retrata a primeira missão tripulada a Marte, que ocorreria em 2020. Ela acaba em um desastre e somente um membro da tripulação sobrevive. Uma missão de resgate é organizada, e a equipe descobre a verdade sobre o desaparecimento dos outros astronautas. Longe da ficção e das telonas, a Nasa afirmou no início de 2019 que tem planos de levar uma tripulação a Marte em 2033.

Yesterday
O filme sul coreano de 2002 é situado em uma península da Coreia unificada em 2020 — algo que está longe de acontecer de verdade, visto que as tensões entre os dois países permanecem acirradas, com frequentes disparos de projéteis por parte da Coreia do Norte e a ameaça de uso de armas nucleares. Na história, um policial tem a missão de resgatar um oficial sequestrado, e descobre um plano para transformar pessoas em máquinas de matar.

Eu, Robô
Baseado em contos de Isaac Asimov, o filme de 2004 acompanha a investigação da morte do Dr. Alfred Lanning, funcionário da empresa US Robotics, feita pelo detetive Del Spooner. Embora todos acreditem que se trate de suicídio, Spooner desconfia que o cientista tenha sido assassinado por um robô. A história é situada em 2035, mas a US Robotics foi criada em 2020. Atualmente, já existem inúmeras empresas que apostam em inteligência artificial e desenvolvimento de robôs. Devemos nos preocupar?

Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura