Uespi anuncia concursos com 160 vagas para professores e técnicos administrativos

14/07/2022 08h45


Fonte G1 PI

Imagem: Lucas Marreiros/g1Uespi anuncia concurso com 160 vagas para professores e técnicos administrativos; edital deve ser publicado em até 45 dias.(Imagem:Lucas Marreiros/g1)Uespi anuncia concurso com 160 vagas para professores e técnicos administrativos; edital deve ser publicado em até 45 dias.

A governadora Regina Sousa (PT) assinou, na segunda-feira (11), a autorização para a realização de novos concursos públicos para professores e técnicos administrativos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Os processos seletivos devem ter 85 vagas para o cargo de professor efetivo e 75 vagas para técnicos administrativos, em níveis médio, especializado e superior.

A decisão foi tomada durante uma reunião com o reitor da Uespi, Evandro Alberto de Sousa. De acordo com o gestor, dois editais referentes às seleções devem ser publicados em até 45 dias.

“Já havia uma solicitação desde 2021, que tramitou, e chegamos em 2022. Tivemos uma audiência em maio e uma agora em julho, e foi despachado o processo, autorizando o concurso para 85 professores. A gente tinha uma previsão de 60, conseguimos ampliar para 85. Nós também queremos aproveitar e lançar o edital de remoção”,
comentou o reitor da universidade.

“E a gente tinha uma solicitação para fazer a contratação de técnico efetivo, isso pra recompor a parte administrativa, sobretudo nos cargos de técnico de nível superior e de nível médio. Então nós estamos agora fazendo ajustes no planejamento, para abrigar esta quantidade de vagas ofertadas. Estamos preparando essa documentação, para que em breve a gente possa lançar os dois editais”, acrescentou Evandro Alberto.

O intuito é realizar o concurso ainda em 2022, para que os profissionais classificados possam ser empossados a partir do primeiro semestre de 2023.

Segundo o reitor, as contratações devem reduzir o atual déficit de professores e servidores da instituição.

“O edital para professor efetivo recompõe as vagas dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), principalmente no interior do estado, em que há uma carência ainda, porque cada curso deve ter, no mínimo, cinco professores efetivos. Nós temos alguns cursos que não têm essa quantidade e agora a gente vai recompor, deixar tudo em ordem”
, completou o gestor.


Tópicos: vagas, professores, efetivo