Quatro em cada 10 empresas evitam contratar jovens da Geração Z

12/03/2024 11h24


Fonte ClubeNews

 Uma pesquisa feita por uma plataforma de empregos mostrou que quatro em cada dez empresas têm evitado contratar jovens da chamada Geração Z – que são os nascidos entre 1995 e 2010.

Essa pesquisa tem causado muito debate nas redes sociais e em rodas de conversa sobre recursos humanos. Isso porque o tema joga luz a esse choque de gerações que estamos vivendo no ambiente de trabalho.

A pesquisa mostrou que, entre os motivos para não querer contratar os Gen Z, que são os jovens da Geração Z, as empresas apontam dificuldade de comunicação, de cumprir horários e prazos, o uso de roupas inadequadas ao ambiente de trabalho e até o fato de levarem os pais na entrevista de emprego.

A pesquisa mostrou ainda que 50% dos jovens usam roupas inadequadas no ambiente de trabalho e 20% levaram um dos pais para a entrevista. Já dá para imaginar que isso não foi muito bem-visto pelos responsáveis pela seleção, né?!

Para a consultora de carreira e psicóloga, Vera Coelho, é importante ter um olhar acolhedor para as dificuldades dessa geração. “Não concordo com essa história de que os recrutadores estão evitando contratar a Geração Z. Isso é impossível porque logo eles serão a maioria no nosso mercado de trabalho. O que precisamos fazer é ter empatia e orientar esses jovens, explorar as qualidades que eles têm, que são muitas”, destaca.

Fica aqui uma reflexão importante: como as empresas podem ser mais flexíveis a esse choque de gerações e entender que alguns comportamentos vão mudando? E como os jovens Gen Z podem se adequar melhor às regras do mercado de trabalho e melhorar seu comportamento nas empresas?

VAGAS CIEE

O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE está com 45 vagas abertas para estágio e 47 vagas para Jovem Aprendiz.

Para ter acesso às vagas de estágio e jovem aprendiz, o jovem precisa fazer o cadastro no CIEE. Em Teresina, a sede do CIEE fica na Rua Senador Cândido Ferraz, 1250 – The Office Tower – sala 1202 – Bairro Jóquei.

Os interessados podem entrar em contato pelo whatsapp de atendimento que é o (11) 3003-2433. E tem também o portal – ciee.org.br.

Confira as últimas notícias sobre Concursos e Empregos: florianonews.com/concursos-e-empregos
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: trabalho, ciee, jovens